Windows 11 vai começar a mostrar propagandas aos usuários no menu Start

Novos anúncios do Copilot podem surgir no Windows 11; veja como funciona e como desativar

Windows 11. Créditos: getty images
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

190 publicaciones de Laura Vieira

A Microsoft está testando uma novidade que pode desagradar muitos usuários: a inclusão de anúncios do Copilot dentro do menu iniciar do Windows 11. Usando a seção de “Recomendações”, será exibido sugestões para que as pessoas experimentem o assistente de inteligência artificial da empresa. A ideia é incentivar o uso da ferramenta tanto na versão gratuita do Copilot quanto no Microsoft 365 Copilot, que é voltada para assinantes.

O que é Copilot?

Se você não está muito por dentro das tecnologias disponibilizadas pela Microsoft, o Copilot é um assistente de inteligência artificial da empresa, criado para facilitar a navegação dos usuários. Ele funciona em vários ambientes diferentes, dentro do próprio Windows 11, no navegador Edge e nos aplicativos do Microsoft 365, como é o caso do Word, Excel, Outlook e Teams.

Mas de que forma ele facilita a vida do usuário? Com o Copilot, é possível escrever rascunhos de texto, resumir documentos, criar imagens e até sugerir formas de aumentar a produtividade. A proposta da Microsoft é que o Copilot seja uma espécie de “copiloto digital”, acompanhando o usuário em diferentes tarefas, tanto na vida pessoal, quanto na profissional.

Entenda como vão funcionar os anúncios

Mas afinal, como os anúncios vão ser exibidos? O Windows 11 vai aproveitar a seção “Recomendados” do menu Iniciar para exibir mensagens que incentivam o uso do Copilot, como “Escreva um primeiro rascunho com o Copilot”. Na prática, ao clicar em uma dessas sugestões, o usuário será direcionado para abrir o Copilot comum ou o Microsoft 365 Copilot. Nesse último caso, quem não for assinante, será incentivado a assinar o serviço, que inclui acesso aos aplicativos do pacote Office e recursos extras de inteligência artificial.

Além disso, apesar de funcionarem como anúncios, a Microsoft provavelmente vai enquadrar essas mensagens como “dicas” ou “sugestões”, evitando chamar diretamente de propaganda. Vale dizer que a Microsoft ainda não ativou o recurso, estando em fase de testes. Mas, no futuro,  pode ser que o anúncio seja implementado para todos. 

Veja como desativar os anúncios

Para quem não quiser ver as recomendações do Copilot no menu Iniciar, existe uma forma bem simples de desativar a seção de “Recomendados”.Veja o passo a passo:

  1. Abra o menu Configurações do Windows 11;
  2. Vá até a opção Personalização > Iniciar;
  3. Desative a opção “Mostrar arquivos recomendados em Iniciar, arquivos recentes no Explorador de Arquivos e itens em Listas de Atalhos”.


Inicio