Enquanto a AMD busca revolucionar o setor de games com o lançamento de um PC que não precisa de uma GPU para rodar videogames, a empresa ainda está focada na promoção da RX 9070 XT, sua placa gráfica mais recente até o momento. A popularidade do modelo, somada à boa recepção dos processadores de alta gama da marca, levou a AMD a competir com a NVIDIA e a Intel no mercado de GPUs e CPUs, respectivamente. A empresa laranja conta até com uma vantagem a seu favor: não sofre com a escassez de placas gráficas.
Como apontou um usuário no Reddit, sua visita a uma loja de informática japonesa o levou a comprovar que não existe escassez no Japão, país em que as vendas da AMD aumentaram quase 50%. Assim, ele não apenas destacou essa condição, como também observou que as placas gráficas não têm preços absurdos, já que é possível comprar uma RTX 3080 de segunda mão por cerca de R$ 1.900. Isso levantou um debate que os demais usuários rapidamente resolveram, ao buscar entender se os problemas de estoque eram exclusivos dos Estados Unidos.
A febre das GPUs está se acalmando
Como indicaram vários usuários, um dos principais problemas em torno das placas gráficas atuais é o preço que elas atingem. Dessa forma, os valores praticados no Japão deixaram muitos boquiabertos, já que, embora alguns reconheçam que regiões como Alemanha ou Países Baixos não sofram com escassez, ainda vendem as GPUs acima dos preços recomendados. Por isso, um usuário resumiu perfeitamente o sentimento geral: "Em muitos lugares do mundo, não há escassez de GPU, simplesmente não estamos loucos a ponto de comprar uma GPU que custa tanto quanto um carro usado".
Após essa declaração, a maioria dos usuários concordou com a ideia de que comprar placas gráficas de gerações anteriores continua sendo uma boa opção. Por isso, vieram à tona alternativas como a RX 6650, a RTX 3060 e a RTX 4060, a mais recente “rainha do Steam”. No entanto, algumas dessas unidades também foram afetadas pelo aumento desproporcional de preços, já que as GPUs de 8 GB continuam se valorizando, apesar das críticas dos usuários. Seja como for, muitos acabaram concordando em tom de brincadeira sobre qual deveria ser o próximo passo: morar no Japão para comprar tecnologia pelo melhor preço.
Imagem: Reddit.
Ver 0 Comentários