Há alguns dias, o usuário Top_Order_2533 fez uma descoberta tão surpreendente e incompreensível que não hesitou em recorrer à rede social Reddit, mais especificamente ao subreddit /Steam, para publicar uma mensagem e alertar a comunidade de jogadores de PC.
Avisado de repente por seu computador de que estava ficando sem espaço no disco rígido, ele resolveu investigar mais a fundo usando a ferramenta de análise WinDirStat. Foi então que percebeu que um arquivo de nome « cef_log.txt » havia tomado entre 500 e 600 GB de seu espaço de armazenamento.
A preocupação rapidamente deu lugar a um certo bom humor, com Top_Order_2533 chegando a se perguntar se não poderia até reivindicar um lugar no Livro Guinness dos Recordes com sua descoberta. O problema, infelizmente, é que ele não consegue consultar o conteúdo desse arquivo, pois abrir um arquivo de texto de 500 GB, vale lembrar, exige muito mais memória do que a disponível em um computador comum.
Normalmente, esses arquivos CEF (Chromium Embedded Framework) têm tamanho modesto e são usados pela Steam para exibir sua interface e registrar diferentes mensagens de erro: um internauta que respondeu a Top_Order_2533 também possui um arquivo desses, mas ele pesa apenas 127 KB.
De onde veio?
No caso em questão, o tamanho anormal do arquivo sugere que a Steam registrou repetidamente o mesmo evento, preenchendo gradualmente o disco rígido do usuário. A causa exata dessa anomalia não foi confirmada, embora diversas hipóteses tenham surgido entre os leitores da publicação.
Entre elas, foram mencionados vazamento de memória ou um bug na gestão de erros de rede. No GitHub, um problema semelhante já havia sido registrado com um arquivo de 54 GB. No Reddit, um caso antigo mencionava uma possível ligação com a aceleração de hardware da GPU na exibição web da Steam.
Diante do problema, a primeira reação de Top_Order_2533 foi excluir manualmente o arquivo e, em seguida, reiniciar a Steam. No dia seguinte, nenhum arquivo gigante havia sido recriado. Apesar da exclusão, alguns usuários ainda recomendam reinstalar o cliente, sem risco para os jogos instalados ou para os salvamentos. Esse método já resolveu casos semelhantes no Linux.
Alguns também sugerem desativar a aceleração de hardware ou monitorar regularmente o tamanho dos arquivos de log para detectar rapidamente qualquer anomalia.
Tradução via: JV Tech.
Ver 0 Comentários