Pavel Durov, o empreendedor russo fundador do Telegram, foi preso em agosto de 2024 em Paris devido a investigações por acusações de fraude, tráfico de drogas, crime organizado, lavagem de dinheiro, promoção de terrorismo e abuso sexual infantil. Ele foi solto no dia 28 do mesmo mês, mas foi indicado por 12 crimes que supostamente acontecem no aplicativo (segundo a promotoria) e está impedido de deixar a França.
No começo de setembro, começamos a ver os primeiros ajustes no Telegram como consequência desses eventos. Durov veio a público prometer "transformar a moderação no Telegram de uma área crítica em uma digna de elogios". Esses comentários vieram acompanhados de uma série de mudanças que têm como objetivo claro melhorar a reputação do app.
As mudanças que chegam com a última atualização do Telegram
Até a última atualização, era possível usar o Telegram para encontrar grupos e pessoas próximas à sua localização. Isso permitia conversar com contatos desconhecidos sem precisar ter o número de telefone deles. Para usar, bastava clicar na opção "Pessoas por Perto" no menu lateral e permitir o acesso à localização.
Além disso, quando optávamos por exibir nosso perfil, os usuários próximos podiam nos enviar mensagens e nosso número de telefone permanecia oculto o tempo todo. No entanto, isso acaba de mudar. A última atualização do Telegram eliminou completamente essa função, que agora não está mais disponível.
“Eliminamos a função ‘Pessoas por Perto’ , que era utilizada por menos de 0,1% dos usuários do Telegram, porém enfrentava problemas com bots e golpistas”, disse Durov em seu canal oficial no aplicativo. A função deixou de funcionar pelo lado do servidor, o que significa que também não está disponível em versões desatualizadas do app.
Uma funcionalidade sai, outra chega. No futuro, deve ser lançada uma função chamada "Negócios por Perto". A promessa é que ela exibirá negócios legítimos e verificados. Nesse caso, as empresas poderão mostrar um catálogo de produtos e aceitar pagamentos. Não foi divulgado quando essa funcionalidade estará disponível.
Os ajustes no aplicativo também chegaram ao Telegraph, uma ferramenta integrada de blogs que permitia criar publicações com imagens e outros tipos de mídia incorporados. Antes, bastava acessar telegra.ph para criar uma história e compartilhar o link para que outras pessoas pudessem visualizá-la. No entanto, agora, essa funcionalidade será limitada.
O Telegraph não permitirá mais a adição de novos conteúdos multimídia, como imagens ou vídeos. Segundo Durov, eles acreditam que a ferramenta está sendo “mal utilizada por atores anônimos”. Como apontado pelo The Verge, em 2022, pesquisadores concluíram que o Telegraph era usado por atores maliciosos para realizar ataques de phishing.
Imagens | Vectonauta | Capturas de tela
Este texto foi traduzido e adaptado do site Xataka Espanha
Ver 0 Comentários