O trailer de Tom Hanks é mais do que um carro: é uma verdadeira filmoteca sobre rodas

Veículo foi lar do ator durante a gravação de mais de uma dúzia de filmes, guardando lembranças de todos eles

Tom Hanks e trailer / Imagem: Motorpasión
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1309 publicaciones de Victor Bianchin

As Airstream são consideradas as Ferraris dos trailers (ou motorhomes): seu design retrô inconfundível e o luxo do interior são sua marca registrada. Mas esta é possivelmente a mais especial que já existiu: foi o lar de Tom Hanks por mais de 25 anos em mais de uma dúzia de filmagens.

Além das comodidades que uma estrela exige, é praticamente um museu do cinema em versão trailer: um passeio repleto de lembranças de todos os filmes que presenciou. Se suas paredes falassem, contariam muitas histórias. Hanks acabou vendendo o veículo porque quase não o utilizava mais: os sets de filmagem “agora acontecem rápido demais”.

Como se sentir em casa nos sets, com lembranças de Hollywood em cada canto

Em um bom dia de 1992, Tom Hanks decidiu que estava na hora de parar de dormir e viver em motorhomes comuns cedidos pela produtora. “Passei tempo demais em trailers normais, com decoração feia e móveis terrivelmente desconfortáveis”. Então, ele comprou sua própria casa sobre rodas. E não escolheu mal: optou por uma Airstream Model 34 Limited com pacote Excella 1000.

Com 10,7 metros de comprimento, 3,3 toneladas de peso e capacidade para abrigar até 726 kg adicionais, ela foi projetada sob medida com uma infinidade de comodidades. A área principal integra a sala de estar, com um sofá de três lugares com pés removíveis para passar pela porta e até uma lareira elétrica. Nesse espaço também encontramos uma sala de jantar e a cozinha totalmente equipada: pia, fogão a gás, forno, uma geladeira grande como a de uma casa e não poucos armários e móveis de madeira.

Hanks

Temos também um belo banheiro, com boxe de chuveiro, pia integrada em um armário, espelho de camarim e vaso sanitário. O quarto possui cama individual e um pequeno escritório. O piso é de parquet e as paredes são revestidas em tecido ou madeira. “Uma Airstream é bonita e aconchegante: todos que visitaram a minha saíram querendo uma”, afirmou o ator.

Para alimentar todas essas comodidades, o veículo conta com um gerador independente Honda ES 6500 de 120/240 V. Até as persianas são elétricas.

Hanks

Puro cinema

Além de ser uma excelente casa sobre rodas, ter estado presente em tantos sets de filmagem a transforma em uma espécie de pinacoteca do cinema. Hanks a estreou em Sintonia de Amor (Sleepless in Seattle, 1993) e a utilizou até a gravação de O Círculo (2017). O ator morou nela enquanto filmava Forrest Gump, Filadélfia, Apollo 13, À Espera de um Milagre (The Green Mile), The Wonders - O Sonho Não Acabou (That Thing You Do!), O Expresso Polar, Náufrago, A Viagem (Cloud Atlas) e Sully, entre outros títulos.

Era um local habitual de encontro do elenco, onde os atores discutiam ideias ou simplesmente relaxavam nos intervalos. Ali, junto com Kevin Bacon e Bill Paxton, os três assistiram a um documentário de Buster Keaton enquanto relembravam que os astronautas da Apollo 11 cumpriram quarentena em uma Airstream após pisar na superfície lunar.

Hanks

O veículo também era um refúgio contra as imponderáveis intempéries, aquelas que bagunçam todo o planejamento e paralisam filmagens. “Você não viveu de verdade até sobreviver a uma tempestade elétrica que paralisa o filme em uma Airstream durante uma gravação na Carolina”, disse Hanks.

Para cada filmagem em que o trailer foi sua residência, Hanks decorou as janelas com adesivos em forma de claquete indicando o título do filme ou a produtora. Também usou adesivos relacionados aos filmes (como NASA, FedEx) ou simplesmente dos lugares das locações, como ímãs de lembrança na geladeira. Ele ainda reuniu diversos itens de adereços úteis, como copos e canecas. O ator premiado com o Oscar também deixou sua assinatura no ar-condicionado split e nos armários da cozinha.

Hanks

Vendida por R$ 1,2 milhão

Em 2021, Tom Hanks considerou que havia chegado o momento de liberar espaço em sua garagem lotada. Junto a vários carros, como um Toyota Land Cruiser FJ40 personalizado, um Tesla Model S na cor verde garrafa (uma tonalidade que não está entre as oferecidas pela marca) e um curioso Polski Fiat 126p, colocou sua Airstream à disposição do maior lance.

A Bonhams ficou responsável pela venda, em seu leilão Quail Lodge Auction, realizado durante a Monterey Car Week. Esta caravana cheia de lembranças foi a joia da coroa da coleção de Hanks: foi vendida por 235.200 dólares, triplicando o valor que o artista pagou por ela. Hoje, essa quantia equivale a cerca de R$ 1,2 milhão.

Quem arrematou a Airstream permanece desconhecido: a Bonhams nunca divulgou a identidade do comprador. Estava em perfeito estado, então seu novo dono pode viajar tranquilamente com ela e ostentar a casa móvel de um proprietário ilustre. Felizmente, não há notícias de que tenha terminado em um museu entediante.

Imagens | Bonhams

Este texto foi traduzido/adaptado do site Motorpasión.


Inicio