A construção do maior aeroporto do nosso planeta começou este ano. Segundo os planos do escritório de arquitetura responsável pelo projeto, Foster + Partners, o aeroporto, com capacidade para 185 milhões de passageiros por ano a partir de 2050, superará de longe todos os aeroportos construídos até hoje.
É o King Salman Airport (KSIA) em Riade, Arábia Saudita. Ele está sendo construído no local onde atualmente se encontra o King Khalid International Airport (KKIA). As obras de construção, reforma e renovações necessárias começaram em 2025.
A atualização oficial mais recente sobre a construção, pela Saudi Press Agency (SPA) em 6 de julho de 2025, destacou as práticas de construção sustentável que serão aplicadas. Nesse contexto, várias parcerias foram anunciadas, incluindo com a Biofuel Company, que fornecerá biodiesel B100 durante a fase de construção, substituindo o diesel puramente fóssil.
O projeto em comparação a outros grandes aeroportos do mundo
Já até 2030, espera-se que o aeroporto atenda 120 milhões de passageiros. A área total planejada da aerotrópole (aeroporto e cidade ao redor) é de 57 quilômetros quadrados.
Em termos de área, outros aeroportos existentes são significativamente maiores, como mostra o seguinte resumo:
- King Fahd International Airport (DMM), Arábia Saudita: com uma área total de 778 quilômetros quadrados (78.000 hectares), é o maior aeroporto do mundo, embora apenas uma fração seja usada para operações de voo.
- Denver International Airport (DEN), EUA: cobre uma área de 135,7 quilômetros quadrados (13.571 hectares).
- Dallas/Fort Worth International Airport (DFW), EUA: sua área é de 69,6 quilômetros quadrados (6.963 hectares).
- Orlando International Airport (MCO), EUA: ocupa 53,8 quilômetros quadrados (5.383 hectares).
- Washington Dulles International Airport (IAD), EUA: com 48,6 quilômetros quadrados (4.856 hectares), completa o top 5.
O vídeo a seguir mostra como o King Salman Airport deverá ser:
Em termos de número de passageiros, o King Salman Airport ocupará o primeiro lugar em 2030, se tudo correr conforme o planejado (e nenhum outro aeroporto superar esses números até lá):
- Hartsfield-Jackson Atlanta International Airport (ATL), EUA: com mais de 108 milhões de passageiros, é atualmente o aeroporto mais movimentado do mundo.
- Dubai International Airport (DXB), EAU: com mais de 92 milhões de passageiros, ocupa o segundo lugar e lidera em número de passageiros internacionais.
- Dallas/Fort Worth International Airport (DFW), EUA: este aeroporto no Texas contabilizou cerca de 88 milhões de passageiros.
- Tóquio-Haneda (HND), Japão: atingiu em 2024 a marca de aproximadamente 85,9 milhões de passageiros.
- London Heathrow (LHR), Reino Unido: o maior aeroporto da Europa atendeu cerca de 83,8 milhões de passageiros.
Meio ambiente e questões éticas
Os construtores do King Salman Airport querem adotar práticas especialmente ecológicas, mesmo que esse seja um conceito relativamente limitado quando se trata de um aeroporto gigantesco.
O objetivo é obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Platinum, um selo de qualidade para construção sustentável. Nesse contexto, também está planejado que o aeroporto funcione, na maior parte possível, com energia renovável.
Do ponto de vista ético, poderiam surgir problemas relacionados às condições de trabalho precárias para os trabalhadores (migrantes) no local. Não seria a primeira vez em projetos de grande porte na Arábia Saudita.
Até o momento, não há denúncias concretas desse tipo relacionadas ao novo aeroporto gigantesco.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Game Star.
Ver 0 Comentários