Quer melhorar a imagem da sua TV? Experimente ligar e desligar esta função

Configurações de imagem na TV, tudo bem, mas por onde começar? 

Foto: skynesher/Getty Images
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator
victor-bianchin

Victor Bianchin

Redator

Victor Bianchin é jornalista.

1136 publicaciones de Victor Bianchin

É legítimo se perguntar: vale a pena fazer uma calibração profissional da imagem da TV? É sempre uma opção fuçar por conta própria e, na maioria dos casos, isso é suficiente para obter um resultado de qualidade. Mas por onde começar? Mexer nos controles ou selecionar opções aleatoriamente gera mais frustração do que ajuda.

Com um ajuste, é possível cria uma boa base a partir da qual se pode experimentar as configurações de imagem.

Ligar e desligar o sensor de luz

Quase toda TV moderna – independentemente do tamanho ou da marca – já possui um sensor de luz embutido. O que o sensor de luz faz: ajusta automaticamente a luz de fundo ou o brilho dos pixels em TVs OLED de acordo com a luminosidade do ambiente. Dependendo da qualidade e sensibilidade, isso pode, no entanto, causar mudanças de brilho irritantes.

De qualquer forma: o sensor de luz é um bom aliado se vocês quiserem ajustar a imagem da TV manualmente. Ele ajusta o brilho básico conforme o ambiente.

O brilho é um fator importante, senão o mais importante, na qualidade da imagem, pois afeta todos os parâmetros essenciais, como contraste e cores.

Se o sensor automático estiver ligado, vocês podem desligá-lo imediatamente para fazer outros ajustes conforme seu gosto e refinar a imagem.

Ligar e desligar o sensor de luz: como fazer

  1. Prepare as condições de iluminação da sala de estar, como vocês normalmente assistem TV. Se assistem principalmente à noite, por exemplo, fechem as persianas.
  2. Ligue a TV e vá até as configurações de imagem.
  3. Procure a opção do sensor de luz. Observação: dependendo da marca e/ou modelo, ela pode ter nomes diferentes, como “Eye Care”, “Sensor de Luz” ou “Brilho Automático”.
  4. Ative o sensor de luz e feche as opções, permitindo que ele ajuste a imagem ao ambiente. Observação: dependendo do conteúdo, o sensor pode destacar áreas escuras mais fortemente. Grandes janelas de menu podem distorcer o resultado.
  5. Abra as configurações novamente e desligue o sensor de luz.

Agora vocês criaram, com base no brilho, uma situação inicial a partir da qual podem ajustar a imagem conforme seu gosto. Como o brilho influencia diretamente cores e contrastes, o restante fica por conta de vocês.

Outra opção: o modo Cinema

As TVs possuem diversos presets, ajustados com base em tipos específicos de conteúdo. O preset geralmente considerado como a “melhor” configuração é o modo Cinema.

  • Poucas opções adicionais de processamento de imagem
  • O mais próximo possível da imagem original
  • Cores quentes
  • Brilho baixo

O modo Cinema, por si só, já pode ter uma ótima aparência – ou servir como uma base a partir da qual vocês ajustam a imagem conforme desejarem.

Tradução via: Game Star.


Inicio