Os EUA estão suavizando suas restrições de exportação à China. No início de julho, a administração liderada por Donald Trump permitiu que a NVIDIA voltasse a vender sua GPU H20 aos clientes chineses. Na época, essa decisão surpreendeu, pois indicava claramente que estava se consolidando uma mudança evidente na estratégia dos EUA em relação à nação governada por Xi Jinping. Segundo o jornal Financial Times, essa flexibilização das restrições de exportação à China busca “evitar prejudicar as negociações comerciais com Pequim”.
E, presumivelmente, já nesta semana, os EUA e a China retomarão as negociações para estabelecer as regras que definirão seus interesses comerciais futuros. Como era de se esperar, essa mudança de rumo da administração americana favorece os interesses de NVIDIA, AMD, Broadcom e outras empresas, mas nem todos os integrantes do governo Trump apoiam essa iniciativa. Segundo o Financial Times, alguns conselheiros da Casa Branca estão pressionando o governo para manter o bloqueio à China.
A NVIDIA precisa que a TSMC fabrique 300 mil chips H20 para a China
Donald Trump quer se reunir "cara a cara" com Xi Jinping antes do fim deste ano, segundo informações do Financial Times. A intenção do presidente dos EUA é amenizar atritos com o líder chinês com o propósito de impulsionar as negociações comerciais que ambos os países mantêm há muitos meses.
Na quarta-feira, 30/7, Scott Bessent, secretário do Tesouro dos EUA, e He Lifeng, vice-primeiro-ministro da China, se reuniram em Estocolmo (Suécia), o que demonstra que as negociações continuam em andamento.
Depois de muitos meses de incerteza, o cenário atual beneficia claramente a NVIDIA. A empresa comandada por Jensen Huang viu sua sobrevivência ameaçada na China pelas sanções aprovadas pelo Departamento de Comércio dos EUA, mas esse recálculo de rota muda tudo. E o protagonista é o chip para inteligência artificial H20. A recepção inicial dessa GPU pelos clientes chineses da NVIDIA foi muito boa, apesar de as capacidades desse chip serem claramente inferiores às das outras propostas de IA da empresa.
Inicialmente, o Departamento de Comércio permitiu sua venda na China porque esse circuito integrado cumpria as restrições impostas. E, apesar das limitações, suas vendas na China vinham crescendo 50% a cada trimestre desde que ele havia chegado àquele mercado, em meados de 2024. Mas tudo se complicou para a NVIDIA em meados de abril passado quando o Departamento de Comércio dos EUA impôs novas restrições à exportação da GPU H20 para a China. Isso, na prática, fez com que esse chip deixasse de chegar aos clientes chineses da empresa.
Essa notícia derrubou em 6% as ações da NVIDIA na bolsa, pois a empresa não podia mais atender aos compromissos relacionados à GPU H20 que havia assumido. Entre os clientes chineses que compravam grandes quantidades dessa GPU, e que presumivelmente planejavam continuar comprando, estavam Tencent, Alibaba e ByteDance. Por fim, a NVIDIA conseguiu que o Departamento de Comércio revisasse a regulamentação e permitisse que voltasse a vender a GPU H20 na China.
Surpreendentemente, esse cenário colocou a NVIDIA em apuros. O que acontece é que, mais uma vez, a recepção da GPU H20 na China está sendo tão boa que a empresa americana ficou sem unidades. Segundo a Reuters, a NVIDIA encomendou à TSMC a fabricação de nada menos que 300 mil unidades desse chip para poder atender à demanda atual da China. No entanto, os engenheiros da empresa trabalham desde 2024 em uma nova GPU com a microarquitetura Blackwell de última geração, que deverá substituir o chip H20 na China.
A TSMC, acredita-se, iniciou em junho a produção da GPU B30, que parece ser o nome escolhido. O que sabemos até o momento é que esse chip para IA será menos potente que a GPU H20, naturalmente, e que seu preço ficará entre 6.500 e 8.000 dólares. Para usuários domésticos, é muito dinheiro, mas, no campo das GPUs profissionais para IA, é um preço moderado. A GPU H20, aliás, custa entre 10.000 e 12.000 dólares.
Imagem | Gage Skidmore | Wikipedia
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários