Malandro ganha mais de R$ 10 milhões vendendo produtos da Nintendo na Amazon, mas críticas negativas expõem golpe

Golpista vendeu mais de 200 mil produtos falsificados da Nintendo na Amazon nos Estados Unidos até que as críticas negativas o desmascararam

Imagem | Gabinete do Promotor Público do Condado de Nassau
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

944 publicaciones de PH Mota

Avaliações de produtos geralmente são usadas para informar clientes em potencial sobre o assunto de seu interesse com mais detalhes. Se, por exemplo, um produto tiver predominantemente avaliações negativas, isso é um indício de que provavelmente é melhor ficar longe dele.

Nesse caso, porém, avaliações negativas serviram de apoio para as autoridades americanas exporem e capturarem um golpista que vendeu produtos falsificados da Nintendo avaliados em mais de US$ 2 milhões.

Na ilha de Long Island, em Nova York, Isaac Lapidus, de 34 anos, vende produtos falsificados da Nintendo pela Amazon desde 2018. Ele realizou seu plano a partir de um armazém na vila de Island Park.

Especificamente, Lapidus vendeu falsificações dos seguintes produtos:

  • 200 mil docks falsos para Nintendo Switch
  • 10 mil adaptadores para docks para Nintendo Switch
  • 15,7 mil acessórios para Pokémon Go Plus+

Para isso, ele atuou sob diversos nomes de usuário na Amazon:

  • PandaVida Inc.
  • Unibabe
  • ABC of product
  • This Too Shall Pass
  • Zuzu Cares 4 U (posteriormente ArminStore)

A venda de tais falsificações não é apenas perigosa para os negócios da Nintendo, mas também para os compradores. A promotora responsável do Condado de Nassau, Anne Donnelly, alerta sobre dispositivos eletrônicos inseguros. É improvável que falsificações sejam verificadas quanto a riscos de segurança tão rigorosamente quanto os produtos originais.

Descoberta do golpe

Inúmeras avaliações negativas e devoluções à Amazon de clientes decepcionados levaram a Nintendo a avaliar os produtos. A empresa rapidamente percebeu que se tratava de falsificações que não continham peças da própria Nintendo.

Além disso, os produtos falsificados apresentam códigos de produto e números de série defeituosos. Caracteres japoneses falsos também ajudaram a desmascarar a fraude.

Lapidus foi acusado e preso por sua ação fraudulenta de pirataria. No tribunal, ele alegou inocência e foi liberado, sem direito a fiança e sob supervisão por enquanto. A investigação ainda está em andamento, de acordo com os promotores, e Lapidus pode pegar até 15 anos de prisão se for considerado culpado.

A Amazon também reagiu nesse meio tempo, removendo as ofertas falsas e bloqueando todas as contas de Lapidus.

Inicio