Avaliações de produtos geralmente são usadas para informar clientes em potencial sobre o assunto de seu interesse com mais detalhes. Se, por exemplo, um produto tiver predominantemente avaliações negativas, isso é um indício de que provavelmente é melhor ficar longe dele.
Nesse caso, porém, avaliações negativas serviram de apoio para as autoridades americanas exporem e capturarem um golpista que vendeu produtos falsificados da Nintendo avaliados em mais de US$ 2 milhões.
Na ilha de Long Island, em Nova York, Isaac Lapidus, de 34 anos, vende produtos falsificados da Nintendo pela Amazon desde 2018. Ele realizou seu plano a partir de um armazém na vila de Island Park.
Especificamente, Lapidus vendeu falsificações dos seguintes produtos:
- 200 mil docks falsos para Nintendo Switch
- 10 mil adaptadores para docks para Nintendo Switch
- 15,7 mil acessórios para Pokémon Go Plus+
Para isso, ele atuou sob diversos nomes de usuário na Amazon:
- PandaVida Inc.
- Unibabe
- ABC of product
- This Too Shall Pass
- Zuzu Cares 4 U (posteriormente ArminStore)
A venda de tais falsificações não é apenas perigosa para os negócios da Nintendo, mas também para os compradores. A promotora responsável do Condado de Nassau, Anne Donnelly, alerta sobre dispositivos eletrônicos inseguros. É improvável que falsificações sejam verificadas quanto a riscos de segurança tão rigorosamente quanto os produtos originais.
Descoberta do golpe
Inúmeras avaliações negativas e devoluções à Amazon de clientes decepcionados levaram a Nintendo a avaliar os produtos. A empresa rapidamente percebeu que se tratava de falsificações que não continham peças da própria Nintendo.
Além disso, os produtos falsificados apresentam códigos de produto e números de série defeituosos. Caracteres japoneses falsos também ajudaram a desmascarar a fraude.
Lapidus foi acusado e preso por sua ação fraudulenta de pirataria. No tribunal, ele alegou inocência e foi liberado, sem direito a fiança e sob supervisão por enquanto. A investigação ainda está em andamento, de acordo com os promotores, e Lapidus pode pegar até 15 anos de prisão se for considerado culpado.
A Amazon também reagiu nesse meio tempo, removendo as ofertas falsas e bloqueando todas as contas de Lapidus.
Ver 0 Comentários