Relato original de Eva Rodríguez de Luis, do Xataka Espanha
Tenho muita dificuldade em justificar assinaturas e, em alguns casos, há serviços que simplesmente não quero assinar. Assim, há anos uso as versões gratuitas do Spotify e do Prime Music (a que está incluída na assinatura da Amazon, e que diria que essa sim vale a pena), o que significa aguentar anúncios e outras limitações. Mas tudo bem — a verdade é que só ouço música quando estou no carro.
Faz meses que deixei para trás a publicidade e os antigos limites de troca de músicas do Spotify e, sinceramente, foi difícil encontrar uma alternativa à altura. Não apenas por causa da qualidade do catálogo, mas também por outros fatores, como a interface ou, simplesmente, o fato de funcionar bem. A saída foi o SimpMusic.
Se você só ouve música, o SimpMusic tem tudo.
Dei uma chance e não tem mais volta
O SimpMusic é um cliente de código aberto do YouTube Music que incorpora funções de outros serviços populares de streaming, como o Spotify. O que ele não tem são anúncios nem limitações. Pode ser baixado gratuitamente no GitHub do projeto, mas também no F-Droid ou no OpenApk; em seguida, basta conceder as permissões à APK para a instalação.
A primeira coisa que me chamou a atenção foi sua interface. Ela tem um design moderno e bem elaborado, extremamente intuitivo: uma tela principal com recomendações onde, ao rolar, aparecem listas de reprodução baseadas em estados de ânimo e gênero, além de listas por país. Na parte inferior, estão as opções de busca e biblioteca. Quando você procura um artista, um álbum ou uma música específica, pode ouvi-la diretamente, acessar a rádio ou usar as opções clássicas de reprodução aleatória, repetição, pausa, etc.

Embora possa ser usada sem fazer login, vale a pena entrar na conta para poder salvar suas listas de reprodução, marcar favoritos, enviar playlists locais e baixar conteúdo. Não é necessário criar uma nova conta: ela usa a do YouTube. A razão de ter um catálogo musical tão vasto é justamente porque sua fonte é o YouTube Music ou o próprio YouTube. Nesse sentido, encontrei desde artistas mainstream até outros menos conhecidos.
Fiquei surpresa ao ver que o app não se limita a apenas reproduzir as informações, mas analisa o que você ouve para sugerir listas personalizadas com base em IA. E não deixa de lado detalhes como mostrar as letras das músicas, oferecer a opção de programar um temporizador ou ser compatível com o Android Auto.

Estou bastante satisfeita com o que o app oferece e com seu funcionamento; no entanto, ele não é perfeito. Para começar, não há podcasts — o que pode ser um fator limitante. E, embora em geral funcione bem, de vez em quando fica carregando indefinidamente, como se não houvesse conexão. Mesmo assim, ele é atualizado com relativa frequência para corrigir bugs e adicionar novas funções. No geral, é o melhor app de streaming musical gratuito que já experimentei.
Imagem | Iván Linares e Eva Rodríguez de Luis
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários