Em vez de deixá-los juntando poeira em uma gaveta, dê a eles uma nova vida. Você tem algum disco rígido sobrando em casa? Não importa se o HD era de um laptop ou computador de mesa: se funciona na sua Smart TV, você também pode usá-lo em uma Android TV ou Google TV, seja diretamente numa televisão, TV Box ou Chromecast.
Antes de tudo, você precisará tornar seu disco rígido antigo compatível com as portas USB desses dispositivos. Dessa forma, você poderá conectá-lo sem problemas. Se você tiver um disco rígido externo, basta conectá-lo com um cabo.
Se, por outro lado, o disco rígido interno for de computador, seja ele de 2,5 polegadas (comum em laptops) ou de 3,5 polegadas (de PCs de mesa), precisaremos adaptá-lo para a conexão mencionada. Ele será uma importante fonte de armazenamento, aumentando a capacidade do Android TV ou do Google TV: isso permite gravar conteúdo de TV ou simplesmente reproduzir vídeos armazenados nele.
O Chromecast do Google também permite a conexão de dispositivos de armazenamento externo, embora seja necessário um hub USB para alimentação simultânea.
Então, como transformar um HDD ou SSD interno em externo? Tudo o que você precisa é de um gabinete que permita conectá-lo ao seu dispositivo via USB. Nesse sentido, devemos considerar dois elementos:
- Primeiro, o tamanho do disco rígido. Compre um gabinete externo equivalente ao modelo, de 2,5 ou 3,5 polegadas: existem opções para todos os tamanhos.
- Em segundo lugar, a interface de conexão do seu disco rígido antigo. Pode ser IDE, se for muito antigo, ou SATA, se for mais recente.
Formatação, uma etapa necessária
A partir daí, só resta uma etapa simples, mas necessária: formatar o disco rígido. Se ele foi usado anteriormente em um computador, provavelmente usa um formato incompatível com Android TV ou Google TV. No entanto, torná-lo compatível é tão fácil quanto formatá-lo e, agora que podemos conectá-lo a qualquer dispositivo via USB, é apenas uma questão de minutos.
Nota importante caso precise formatar: você perderá todas as informações contidas nele, sejam fotos, vídeos ou documentos — absolutamente tudo. O armazenamento é completamente apagado ao formatar, portanto, é melhor fazer backup desses dados em outro dispositivo. E uma dica rápida para quem busca máxima praticidade: tente conectar o disco rígido diretamente à sua Android TV; provavelmente será possível formatá-lo sem precisar de um computador. Podemos confirmar que o Chromecast é compatível com essa função, sendo uma excelente opção para expandir o armazenamento limitado.
Compatibilidade de formatos de disco rígido em diferentes marcas de Smart TV | Xataka Smart Home
Sua Android TV não está formatando o disco rígido? Use um computador para formatá-lo em exFAT ou NTFS: FAT32 não é uma opção devido às suas limitações na cópia de arquivos grandes. No Windows, você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse na unidade no Explorador de Arquivos e selecionando "Formatar". Se você usa um Mac em vez de um PC, precisará acessar o Utilitário de Disco.
Conecte o HD via cabo e aproveite tas vantagens
Se optar por usar um Chromecast, precisará de um hub para alimentar o dispositivo enquanto o disco rígido estiver em funcionamento. No entanto, considere a capacidade de armazenamento antes de usá-lo, pois isso será um fator limitante dependendo do uso pretendido.
Pretende gravar programas de TV? Você precisará de um disco rígido com bastante espaço de armazenamento para gravar em resolução FullHD. Além disso, conectar um disco rígido externo oferece uma gama maior de usos: instalar aplicativos sem ocupar espaço na TV ou armazenar fotos, músicas ou vídeos para reproduzir na "tela pequena" são apenas dois exemplos.
Imagem da capa | Pepu Ricca para Xataka Android
Ver 0 Comentários