Coloquei o Gemini 3 Pro à prova, pensando que ele se sairia bem: gora está claro para mim que ChatGPT está em sérios apuros.

  • Sua capacidade multimodal surpreende até mesmo em tarefas abstratas;

  • Principal mudança no Gemini 3 Pro é sua capacidade de compreensão – é muito difícil pegá-lo desprevenido.

Imagem | Iván Linares
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1223 publicaciones de PH Mota
O texto a seguir é uma tradução da análise de Iván Linares, editor senior do Xataka Android

Com o lançamento do Gemini 3, do Google, à primeira vista, não há muitas mudanças. O Google mantém o mesmo design nos aplicativos Gemini, mas com uma mudança sutil: em vez de escolher entre Flash e Pro, a transição entre os modelos foi renomeada para Rápido (Gemini 2.5 Flash) e Raciocínio (Gemini 3 Pro). Para usar o novo modelo, é preciso selecionar o modo Raciocínio.

O seletor de ferramentas permanece idêntico aos seis disponíveis até o momento: Pesquisa Profunda, criação de vídeo com Veo, criação de imagem com Nano Banana, Canvas, Aprendizado Guiado e Deep Think. Uma opção adicional aparece se outras duas condições forem atendidas: que a conta seja Google AI Ultra e que o idioma inglês esteja selecionado. Eu atendo a ambas e pude comprovar isso.

Na web móvel e sem VPN. iOS Na web móvel e sem VPN. iOS

Embora a estética, a interface e os seletores sejam mantidos, com exceção do toque na tela de seleção do modelo por operação, o restante permanece o mesmo. Pelos meus testes, o Gemini 3 Pro só aparece na web, tanto no computador quanto no celular.

Nenhuma mudança é perceptível... até você experimentar

Eis a evolução pela qual o Gemini 3 Pro vale a pena pagar: sua capacidade multimodal. É o primeiro modelo que me satisfez em qualquer solicitação, mesmo aquelas que exigiam uma compreensão mais abstrata da abordagem. Para mim, o Google mudou completamente as regras da IA ​​em chatbots.

O Gemini 3 Pro é muito rápido, mesmo quando você precisa raciocinar (o "Raciocínio" não é um acessório). Ele faz isso em inglês e sem que eu percebesse qualquer perda de capacidade após a tradução subsequente: não notei nenhuma diferença entre enviar o pedido em um idioma ou outro. Além disso, o Gemini 3 Pro funciona com todas as seis ferramentas. Até gera imagens sem precisar selecionar estritamente o seletor Nano Banana, entendendo o contexto muito bem.

A impressão que ela deixa é muito positiva, principalmente porque o avanço significativo nas capacidades de resolução é notável. O Gemini 3 Pro é o modelo que me deu os melhores resultados para tarefas de texto, não se alonga nas explicações e não concorda comigo como um bobo: se algo não se encaixa na minha solicitação, ele diz sem hesitar.

IA

Uma novidade visível: o modo agente

O melhor do Gemini é a sua capacidade de decisão, é uma mudança que não é uma mudança. Mas há um recurso visível a olho nu: o Agente. Como ele aparece na minha conta quando uso VPN para os EUA, eu precisava testá-lo.

Assim como no ChatGPT, o modo agente do Gemini é limitado pela janela do aplicativo e pelos aplicativos conectados. Pedi a ele para organizar minha caixa de entrada do Gmail e ele encontrou vários e-mails que eu precisava responder. Também pediu que ele encontrasse uma lente para minha câmera com o melhor preço. Ele cumpriu ambas as tarefas com maestria.

O Gemini 3 Pro, como agente, identifica ponto a ponto os requisitos de cada tarefa e executa o processo em etapas, utilizando todos os recursos disponíveis. É possível pesquisar no Google, conectar-se a aplicativos do Workspace, GitHub e YouTube Music, mas não muito mais. Considero um agente no Chrome mais útil do que o integrado ao Gemini, mas é um excelente avanço.

Como ele se compara ao ChatGPT 5.1?

Eu uso tanto o ChatGPT Plus quanto o Gemini Ultra. Depois de comparar os modelos mais recentes, constatei que o Gemini 3 Pro é muito superior em termos de compreensão, raciocínio, qualidade das respostas e recursos multimodais. O GPT-5.1 é um pouco mais desajeitado e ainda excessivamente flexível. Há algo que eu realmente gosto na OpenAI e que o Google ainda não terminou de adaptar: a escolha do modelo dependendo do estímulo.

O GPT-5.1 é um pouco mais lento, muito menos preciso e suas respostas não são tão eficientes quanto as do Gemini 3 Pro. Ele entende menos o contexto e é mais fácil de enganar com instruções abstratas. Além disso, leva uma eternidade para gerar uma imagem: o Nano Banana ganha disparado. Também ainda não inclui a geração de vídeo: em capacidades multimodais, o Gemini assume a liderança.

Eu escolheria o Gemini 3 Pro porque...

Na minha combinação de IA, uso o ChatGPT, o Gemini e, ocasionalmente, o Claude e o Perplexity no navegador Comet. Dependendo das minhas necessidades, opto por um ou outro. Depois de receber o Gemini 3 Pro, acredito que ele continuará sendo o modelo prioritário para a maioria das tarefas.

Por que escolher este novo modelo do Google em vez da concorrência? Pelo que pude comprovar, estas são as vantagens para mim:

  • Ele entende muito melhor o que eu quero que ele faça. E não se limita ao mais óbvio: valoriza cada nuance na medida certa (para pedidos complexos, isso é muito importante).
  • Os resultados são muito bons logo de cara. Fiquei surpreso com a eficiência; considero o Gemini 3 Pro muito superior em termos de qualidade das respostas.
  • Ele não se alonga em explicações desnecessárias: respostas concisas, eficientes e exatamente o que eu pedi. Há momentos em que ele parece saber tudo demais, mas o Google modulou esse comportamento em grande medida.
  • Ele não me bajula, mesmo quando estou errado. Sem palavras ofensivas: se algo está errado, ele me diz com argumentos.
  • É bem rápido, mesmo que você justifique cada resposta. Acho que o Google deveria ter habilitado o Flash do Gemini 3 para uma operação mais rápida, não apenas no Pro.
  • Embora não diga que é o Nano Banana 2, eu juraria que o modelo de geração de imagens teve uma melhora significativa na qualidade (e que é a nova versão disfarçada). É um prazer usá-lo.
  • O Deep Think é ainda mais preciso: perfeito para tarefas supercomplexas (embora o modo normal geralmente seja suficiente).
  • O detalhe de ter um agente disponível é a cereja do bolo que o aplicativo Gemini precisava. Ainda há algumas limitações em relação à janela do aplicativo e aos poucos aplicativos conectados.

Imagem da capa | Iván Linares

Inicio