A baleia azul, durante muitos anos, foi considerada como o maior animal da espécie marinha em todo o mundo. Contudo, ela acabou de perder esse título para um outro animal marinho que consegue ser ainda maior: um coral. Com dimensões de 34 metros de comprimento por 32 metros de largura, o coral foi descoberto durante uma expedição científica às Ilhas Salomão, superando o tamanho da baleia azul, que pode atingir até 30 metros de comprimento. Além de fascinante, a descoberta estabelece um novo marco na biologia marinha e reforça a importância sobre a conservação dos mares e oceanos.
Coral foi localizado em um arquipélago no Oceano Pacífico
Visualmente, os corais até podem parecer pedras, especialmente devido aos esqueletos calcários que o formam. No entanto, eles são animais marinhos pertencentes do filo dos cnidários, a mesma classe que as águas-vivas e anêmonas pertencem. Essa espécie marinha é formada por um composto orgânico, não um mineral como uma rocha, e o grande diferencial dos corais é que eles formam colônias e podem ser encontrados em diversas formas e tamanhos, construindo estruturas chamadas recifes.
O maior coral já encontrado, maior até que uma baleia azul, foi visto próximo ao arquipélago Três Irmãs, localizado na província de Makira-Ulawa, no Oceano Pacífico, durante uma expedição liderada pela equipe da National Geographic. O tamanho do coral é tão impressionante que ele chegou a ser confundido com a sombra de um naufrágio.
Os corais são fundamentais para ecossistemas marinhos
Mas o que tem de tão especial nessa descoberta? Os corais são cruciais para o funcionamento de ecossistemas marinhos, pois fornecem fazem parte do ciclo de vida de muitas espécies e protegem a costa contra erosões e tempestade . O coral encontrado no arquipélago Três Irmãs serve de habitat para várias espécies, e devido ao tamanho, os biólogos acreditam que ele tenha idade avançada.
Dessa forma, cientistas acreditam que essa descoberta pode ajudar a fornecer dados históricos sobre as condições dos oceanos, já que esse coral gigantesco pode ter um grande impacto no campo da conservação marinha.
Como os corais podem ajudar na conservação marinha?
A conservação dos mares e oceanos é um tema urgente para garantir o desenvolvimento sustentável para as gerações presentes e futuras. Ele envolve a proteção da biodiversidade marinha, a gestão sustentável dos recursos, a diminuição da poluição e a adaptação às mudanças climáticas. Mas como os corais podem de fato ajudar na conservação? Os corais oferecem uma perspectiva única sobre o impacto das mudanças climáticas nos oceanos e fortalece o debate sobre a conservação marinha. É por isso que espera-se um maior incentivo e rigor nas políticas de sustentabilidade, tanto para o local, quanto para outras regiões do mundo, com a descoberta do novo coral.
Ver 0 Comentários