Durante os preparativos para a construção de um novo campo de golfe perto de Inverness, na Escócia, um achado especial chamou atenção, segundo a BBC.
O que os arqueólogos inicialmente pensaram ser uma peça agrícola relativamente recente, revelou-se uma rara roda da Idade do Ferro, datada de cerca de 2.200 anos, segundo a revista Smithsonian.
Embora outros objetos também tenham sido encontrados no local, esse foi o mais importante, de acordo com Andy Young, da Avon Archaeology Highland. Isso porque estruturas como essa são extremamente raras em escavações.
Os especialistas acreditam que a roda, considerada sofisticada para a época, tenha sido enterrada como parte de um ritual.
É o primeiro objeto desse tipo já descoberto nas Highlands e apenas o quinto em toda a Escócia.
Local exato da descoberta: o achado foi feito em um antigo círculo de paliçada, estrutura usada para cerimônias e que provavelmente era cercada por uma cerca de madeira na época. A roda foi enterrada junto com restos humanos, fragmentos de cerâmica e ossadas de animais.
Os arqueólogos acreditam que o segundo pneu do carro também esteve no local, mas acabou sendo removido em algum momento ao longo do tempo.
O que torna essa roda tão especial
Segundo a revista Smithsonian, a peça faz parte de uma estrutura que só poderia ter sido feita por um ferreiro altamente habilidoso.
Primeiro, era necessário juntar várias tiras de ferro derretido e soldá-las em uma bigorna. Depois, esse aro de ferro provavelmente era combinado com uma roda de madeira.
Para isso, o ferreiro aquecia o anel de ferro, colocava sobre a roda de madeira ainda quente para que ele se ajustasse ao tamanho ideal e, ao esfriar, o metal se contraía e fixava firmemente no conjunto.
Ver 0 Comentários