Como acontece todo ano, o Rali Dakar está nos deixando imagens espetaculares. Mas uma foto que a Ford Racing publicou em suas redes sociais se destaca: a da roda de um dos Ford Raptor T1+ desenhando uma turbina de areia em plena duna.
Ainda há todo o ano de 2026 pela frente, mas essa foto tem grandes chances de se tornar a imagem da competição do ano. Seu autor é Marcin Kin, um fotógrafo esportivo que é membro da Red Bull Photography.
Por culpa da inteligência artificial, é cada vez mais difícil saber se uma imagem é real ou não. A foto da Ford Racing é tão chamativa que poderíamos achar que foi feita com IA — mas não: é real.
Na foto, a roda de um Ford Raptor T1+ gera uma espiral de areia enquanto escava a duna. O efeito dessa espiral é muito chamativo, e a Ford aproveitou a imagem para falar do papel que as rodas têm em um carro de competição como esse e em um ambiente tão complicado quanto o deserto. Tratam-se de rodas forjadas assinadas pela Method Race Wheels, e o que a Ford diz é que elas foram projetadas para oferecer o equilíbrio perfeito entre durabilidade e leveza.
Esse design, justamente, é o que permitiu que o fotógrafo Marcin Kin capturasse com a lente de sua câmera o efeito que esse tipo de roda provoca na areia de uma duna. O objetivo desse projeto é que elas atuem como uma turbina e expulsem o calor gerado pelos freios.
As rodas são fundamentais para a ventilação desse componente, especialmente em carros de corrida, como este Ford, mas também nos modelos de rua: sua função não é apenas estética.
Em condições normais, não dá para perceber como elas trabalham, mas, graças à areia (e à câmera de Marcin), fica claro até que ponto esse design é eficaz. Nesse caso, elas expulsam a areia do deserto pelo espaço entre seus raios graças à força centrífuga, mas também o calor dos freios.
Obviamente, o Ford Raptor T1+ não é o único a usar esse tipo de rodas. De fato, há algumas semanas, Marcin Kin publicou várias fotos semelhantes em seu perfil no Instagram, cada uma com um protagonista diferente. Além do Ford Raptor T1+, podemos ver uma Toyota Gazoo Racing DKR GR Hilux do Repsol Toyota Rally Team desenhando o mesmo efeito com suas rodas. Também uma moto da KTM, no mesmo cenário, gera uma espiral de areia parecida com os cravos de sua roda dianteira.
Imagem | Ford Racing
Este texto foi traduzido/adaptado do site Motorpasión.
Ver 0 Comentários