Som do mar? Motivo de ouvirmos barulhos de ondas ao aproximarmos conchas ao ouvido vai te surpreender

O barulho das ondas mar nas conchas pode ser explicado por um conceito físico chamado ressonância

Homem com uma concha próximo ao ouvido. Créditos: Banco de imagens
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

94 publicaciones de Laura Vieira

É muito provável que alguma vez na vida você tenha encostado uma concha no ouvido para tentar ouvir ondas do mar. Afinal, essa associação é muito conhecida pelo imaginário popular, mas você já parou para se perguntar porque somos capazes de escutar barulhos de ondas nas conchas? Apesar de parecer mágica, esse efeito tem uma explicação científica surpreendente que talvez você não faça ideia. A seguir, descubra qual é o motivo por trás desse barulho agradável que escutamos ao aproximar conchas do ouvido.

As conchas são amplificadores naturais de som

A natureza é cheia de fenômenos fascinantes que, muitas das vezes, cientistas não conseguem nem explicar. Mas, no caso do barulho das ondas que ouvimos nas conchas, os cientistas já sabem o que provoca esse fenômeno fascinante: a física. Acontece que as conchas funcionam como um amplificador natural, captando ruídos ao redor e o transformando no barulho característico que escutamos no interior das conchas, que lembra muito o barulho do mar.

Mas por que será que isso acontece? Graças a estrutura interna da concha, com suas curvas e cavidades, o som consegue ecoar lá dentro, como uma caixinha de ressonância. Na física, esse conceito é justamente chamado de ressonância. Ele ocorre quando um sistema oscilante é excitado por uma força com frequência igual ou muito próxima à sua frequência natural, resultando em um aumento significativo da amplitude da oscilação. Esse efeito físico também pode ser observado em instrumentos musicais, como no violão e tambor.

O barulho das conchas pode variar dependendo do seu formato

Se você já testou escutar o barulho de diferentes conchas, provavelmente deve ter reparado que nem todas emitem o mesmo som. Isso porque o ruído pode mudar dependendo do tamanho da concha e material. Conchas maiores tendem a ecoar sons mais graves, enquanto conchas menores ecoam sons mais agudos. O mesmo pode ser observado em conchas com diferentes materiais. Conchas formadas por calcário, por exemplo, ecoam ondas sonoras com um barulho diferente. Ou seja, é como se cada uma tivesse seu próprio timbre. Além das conchas, outros objetos ocos também podem produzir um som similar, como copos e canecas.

O barulho de mar nas conchas não passa de uma ilusão acústica

Apesar de parecer muito com o barulho do mar, esse som que ouvimos ali dentro na verdade não tem nenhuma relação com o mar. Mas o que está por trás desse mistério? Segundo a Ciência, o barulho das ondas é fruto de uma ilusão sonora. Ele pode ser explicado pelo do conceito físico de propagação das ondas sonoras, que são vibrações que se propagam através de um meio, como o ar.

No caso do barulho das ondas do mar escutadas no interior das conchas, essas ondas precisam estar dentro da faixa de frequência perceptível ao ouvido humano, entre 20 Hz e 20.000 Hz, para que possamos escutá-las.  Por isso, ao amplificar ruídos aleatórios, as conchas recriam um padrão similar ao das ondas que confundem o cérebro, induzindo à percepção do som marítimo.

Inicio