Preparar aquele café diário virou um ritual para muitos. Escolher um bom café, prepará-lo na cafeteira que mais gostamos e com acessórios que vamos comprando aos poucos faz parte de um processo que vai além do pragmatismo de "fazer um café". No entanto, nem sempre temos tempo ou capacidade para isso, e é aí que entra o café em lata.
Café em tubo, para ser mais exato.
Café para viagem
Para quem não consegue passar um dia sem alguns cafés, viajar é uma dor de cabeça. Você não sabe se encontrará uma boa cafeteria e, se levar o equipamento, no máximo poderá levar algo como uma AeroPress ou uma cafeteira portátil, um sachê com café moído (que está perdendo propriedades) e precisará de água quente para realizar o processo.
E é aí que a empresa suíça "no normal" viu uma brecha para fazer negócios: vendendo pasta de café.
Nada normal
A ideia surgiu de dois apaixonados por café e aventuras que "rejeitam cafés medíocres" e que, devido às suas excursões, precisavam encontrar uma maneira de obter um café instantâneo, saboroso e de fácil acesso. Eles tiveram a ideia de criar uma pasta de café que pudesse ser armazenada em um tubo, como pasta de dente. Trata-se de um extrato de café que, segundo eles, pode ser preparado diretamente com água quente ou fria ou leite.
Dependendo da quantidade de líquido utilizada, teremos um café mais ou menos longo, mas é preciso levar em conta que a torra dos grãos é forte, o que o distancia de muitos paladares. A cor da própria pasta ou do café pronto é um indicador bastante claro.

Café para mastigar
Como não é em pó, este café pode dar margem a experimentações, e seus gerentes deram alguns exemplos curiosos: espalhá-lo em torradas, combiná-lo com banana ou chocolate... e misturá-lo com iogurte e aveia. Há também uma foto em seu site em que o café é consumido diretamente do tubo, como se fosse um gel energético.
A propósito, estes são seus ingredientes:
- 46% de café arábica da Colômbia.
- 15% de café arábica moído da Colômbia.
- Açúcar de beterraba suíço, água e espessante.
Preço especial
Eles afirmam que é mais saboroso do que a maioria dos cafés instantâneos porque é concentrado, retém os sabores do café fresco e tem grãos torrados selecionados para tornar o produto o melhor possível.
Quanto ao preço, há apenas uma opção no momento: a torra forte. No site da no normal, cada tubo custa 17,95 euros (R$ 115,58), quantidade suficiente para 20 xícaras se aplicarmos os serviços de cinco gramas cada vez.
Cafeína
Os tubos têm prazo de validade de até 12 meses se fechados corretamente e não precisam de geladeira para sua conservação. Algo que você pode se perguntar é quanta cafeína há em um "concentrado de café" como este. A cafeína ainda é uma preocupação para muitas pessoas, embora haja evidências de que é necessária uma quantidade enorme para que percebamos qualquer compensação, e cada porção de cinco gramas contém cerca de 47 mg de cafeína.
No site, eles esclarecem que um expresso convencional tem cerca de 63 mg de cafeína e que uma colher de chá de sua pasta tem mais... ou menos. No final das contas, é algo que depende tanto do expresso convencional quanto da variedade de café ou, se falamos de café não comum, da quantidade de pasta que usamos.
O que parece, pelo menos grande parte da publicidade que acompanha este café indica, é que o público-alvo é um atleta e montanhista, que teria mais dificuldade em acessar a cafeína em um café quente durante suas atividades.
Sabor?
Essa é a grande questão. A maioria das avaliações é muito positiva - lógico -, mas além desse detalhe, é interessante ver que há várias avaliações que afirmam que ele é um pouco doce para os padrões... e outras comentam que é muito forte. Alguns dizem que tem muito açúcar e outros que tem pouco. Eles também ressaltam que fica "horrível" passado na torrada (preciso experimentar) e há quem comente que é uma boa ideia, mas que gostaria de ver um modelo com torra média.

Uma vasta diferença de opiniões devido à variedade de paladares e às sensações do mesmo produto, mas o que mais se destaca é algo que, independentemente do sabor, parece óbvio: sua praticidade.
Imagens | no normal
Ver 0 Comentários