Tendências do dia

Jeff Bezos espera que milhões de pessoas em breve vivam no espaço, mesmo que não sejam necessárias lá em cima

  • Jeff Bezos fala sobre o espaço durante a Semana Italiana de Tecnologia;

  • Ele acredita que milhões de pessoas poderão, em breve, viver no espaço, mas não precisam, necessariamente, porque robôs são muito mais baratos, e a robótica fez um progresso tremendo nos últimos anos.

Jeff Bezos espera que milhões de pessoas em breve vivam no espaço, mesmo que não sejam necessárias lá em cima
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Jeff Bezos conversou com John Elkann (CEO da Stellantis e da Ferrari) durante a Semana Italiana de Tecnologia em Turim. Nessa conversa, que você pode encontrar online no YouTube, ele explicou que milhões de pessoas em breve viverão no espaço.

Ao mesmo tempo, porém, ele acrescentou que humanos não seriam necessários lá, já que robôs poderiam realizar as tarefas com muito mais facilidade e baixo custo. Ele diz (a partir do minuto 48 do vídeo):

Bem, acredito que nas próximas décadas, milhões de pessoas viverão no espaço.
Isso é interessante porque [as pessoas] viverão lá, principalmente, porque querem. Nossa tecnologia robótica está cada vez melhor. Não precisaríamos de humanos vivendo no espaço. Tudo o que precisamos fazer, se precisarmos realizar trabalhos na superfície da Lua ou em outro lugar, podemos fazer com robôs, e é muito mais econômico do que enviar humanos para lá.

Existem muitos planos para a vida no espaço, mas os custos são muito altos

Qual a probabilidade disso? O desenvolvimento tecnológico está avançando rapidamente. Estações espaciais ou mesmo pequenos assentamentos no espaço já são concebíveis ou estão em fase de planejamento. Existem inúmeros conceitos sobre como a gravidade artificial e os sistemas de suporte à vida poderiam ser implementados; a construção de colônias espaciais para centenas ou milhares de pessoas é concebível, mesmo que exija enormes investimentos. Um especialista da NASA explicou isso ao Focus.de (em alemão).

Por outro lado, os custos de construção e operação de colônias no espaço são considerados extremamente altos, e o financiamento e a implementação prática ainda não estão garantidos. Inúmeros problemas ainda não resolvidos, como exposição à radiação, segurança do abastecimento e estresse psicológico, impõem limites rigorosos à colonização espacial.

Vários bilionários, incluindo Jeff Bezos, Peter Thiel e Sam Altman, vêm investindo pesadamente em medicina regenerativa há anos. No entanto, também há críticas aos planos de desenvolver medicamentos que prolongam a vida: um CEO alerta que isso levará a um mundo cheio de "zumbis privilegiados".

Qual a sua opinião? Nos conte nos comentários!

Inicio