Seja um laptop, um celular ou um console de videogame, é comum que esses dispositivos esquentem quando os utilizamos. O mesmo acontece com o carregador do nosso celular. Isso é totalmente normal, pois faz parte do processo de transferência de energia. Mas isso pode causar problemas no futuro? Vamos ver.
Antes de tudo, reforçamos que o aquecimento do carregador é um processo normal. Como a Huawei explica, parte da energia elétrica transferida se transforma em energia térmica, processo que aumenta a temperatura do carregador. Então, não há nenhum problema? Depende.
Existem ocasiões em que a temperatura do carregador fica muito acima do que o próprio acessório suporta. Isso pode causar problemas no cabo, no próprio smartphone e até incêndios. Portanto, não é uma questão de ser bom ou ruim, mas sim de tomar certas precauções para garantir seu desempenho ideal.
Como proteger seu carregador
De acordo com informações da Ugreen, marca dedicada à fabricação de cabos e carregadores, o primeiro ponto a considerar é que os carregadores mais baratos geralmente têm mais dificuldade para lidar com a quantidade de energia. Não é questão de comprar o mais caro, mas entender que, se ele esquentar demais, não terá tanta durabilidade.
- Alumínio: Em geral, os carregadores são feitos de plástico. No entanto, esse material não dissipa bem o calor e pode até derreter. Por isso, adquirir um feito de alumínio pode ser útil se você consome muita energia da rede elétrica.
- GaN: Entre algumas das tecnologias que podem ajudar a reduzir a concentração de calor no seu carregador estão os circuitos integrados de GaN. Esse é um tipo de chip fabricado com nitreto de gálio, o qual permite um controle mais eficiente da voltagem.
- Adesivo condutor: Trata-se de uma substância sólida presente dentro do carregador, composta por uma mistura de metais e um agente adesivo com propriedades condutoras. Isso ajuda a manter todos os componentes no lugar e a distribuir o calor de forma mais eficiente.

Como evitar o calor no carregador
Algumas dicas úteis incluem manter o carregador em uma área bem ventilada, não conectá-lo se estiver úmido, substituir o cabo USB se estiver danificado e evitar deixar objetos metálicos, ímãs ou cartões com faixa magnética perto enquanto ele está em uso.
No entanto, o principal conselho da Samsung é utilizar componentes originais. Por sua vez, a Ugreen recomenda optar por carregadores de maior qualidade, que não só garantem a vida útil do acessório, mas também do dispositivo utilizado.
Em última instância, se o carregador esquenta quase como uma frigideira de cozinha, o melhor é parar de usá-lo para evitar problemas no futuro.
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka México.
Ver 0 Comentários