A Marvel anunciou oficialmente que 'Blade', o reboot das aventuras do heroi caçador de vampiros que Wesley Snipes popularizou no início do século em um filme (e duas sequências) e está entre as melhores adaptações da Marvel na história, saiu do calendário de 2025. Para compensar, a nova produção de 'Predador' toma seu lugar, deixando uma sensação agridoce. Podemos estar enfrentando o golpe final para o heroi que caminha na luz do dia.
De novembro para quem sabe quando
O filme estava programado para 7 de novembro de 2025, mas a data será ocupada por 'Predador: Badlands'. É a mais marcante das mudanças que a Marvel fez em seu calendário futuro, ao qual também adicionou três filmes em 2028: 18 de fevereiro, 5 de maio e 10 de novembro. Era uma decisão esperada depois que Bob Iger, CEO da Marvel, falou no verão de um máximo de três filmes por ano, e essas três vagas já estão preenchidas em 2024 pelos filmes do Capitão América, Thunderbolts e Quarteto Fantástico.
Cronologia de um desastre
Paradoxalmente, a primeira aparição de Blade no MCU foi... novamente nas mãos de Wesley Snipes, que assumiu seu personagem em um aparição em 'Deadpool e Wolverine'. O novo Blade seria Mahershala Ali, que teve participação especial vocal não creditada em uma cena pós-créditos de 'Eternos'. Isso foi em 2021, mas o filme já havia sido anunciado antes, em 2019. Vamos dar uma olhada na cronologia dos eventos:
2019
Tempos felizes para a Marvel, antes de seu primeiro tropeço claro com 'Eternos'. O elenco de 'Eternos' e o retorno de Natalie Portman à franquia 'Thor' são anunciados na Comic-Con. O projeto Blade também é anunciado.
2021
Primeiro atraso considerável devido à pandemia, mas temos anúncios de roteirista (Stacy Osei-Kuffour, 'Watchmen') e diretor (Bassim Tariq, 'Mogul Mowgli'). No final de 2021 e início de 2022, as adições ao elenco (Delroy Lindo, Aaron Pierre) começam e uma primeira data de lançamento é anunciada: 3 de novembro de 2023.
Setembro de 2022
Dois meses antes do início da produção, Tariq deixa o projeto. Foi quando começou a se saber que Ali não era um produtor típico para o filme: ele teve grande influência nas decisões e ajudou a encontrar um substituto para o diretor. Pela primeira vez, a produção é interrompida, e a estreia é adiada para 6 de setembro de 2024, junto com outros títulos da Fase 5 e da Fase 6.
Logo depois, novos roteiristas começaram a ser avaliados. Entre eles, o criador de 'X-Men '97', Beau DeMayo, escreveu, como revelou posteriormente no Twitter, três rascunhos bem diferentes. Um deles era um filme de época. Outro, uma espécie de versão de 'Operação Invasão' com vampiros: ele estava convencido de que, seguindo os passos de 'John Wick', poderia realizar um bom filme de ação com um orçamento pequeno, mas a Marvel era incapaz de entregar algo assim.
Ele foi sucedido por Michael Starrbury, roteirista da série 'Olhos que Condenam', e Yann Demange, do altamente apropriado 'Lovecraft Country’. As ideias da dupla nunca se concretizaram totalmente porque tinham um foco muito sombrio e violento para a Marvel.
Abril de 2022
Mia Goth, a nova musa do terror B, chega ao filme como a vampira Lilith. E então vem a greve dos roteiristas, com novos atrasos e Nic Pizzolatto, criador de 'True Detective', entra como roteirista. O escritor traz o cenário de volta ao presente. A Marvel pretende começar a filmar em junho, porque o normal nos filmes do MCU é começar os trabalhos mesmo que o terceiro ato não esteja escrito. Mas a greve se arrastou e a produção parou.
Outono de 2023
O fracasso de bilheteria de 'As Marvels' repercute em todo o seu cronograma de lançamentos, e a condenação de Jonathan Majors arruína a ideia de transformar Kang no vilão em torno do qual todos os próximos filmes do MCU giram. É decidido que 2024 será um ano de impasse, com 'Deadpool e Wolverine' como única estreia.
Nesse momento, a Variety publica um artigo devastador no qual explica o momento delicado que 'Blade' está passando. A Marvel não encontra um roteiro que a convença, e no que mais parece avançar, 'Blade' é um personagem secundário, acompanhando três novos caçadores de vampiros que aprendem "lições de vida" na jornada. O filme, além disso, teria um orçamento anormalmente baixo, menos de 100 milhões de dólares.
Dezembro de 2023
Novo atraso oficial: o filme vai para 7 de novembro de 2025, e entra um novo roteirista, Michael Green ('Logan', 'Alien: Covenant').
Primavera de 2024
As deserções se renovam: Pierre deixa o elenco e Demange a cadeira de diretor. É a vez de outro roteirista, Eric Pearson, co-roteirista do filme do Quarteto Fantástico para a Marvel. No verão, Feige afirma que a produção está em andamento e será classificada como R (equivalente a 18 anos, no Brasil), mas nada impede que o filme saia definitivamente das perspectivas da Marvel. Ali está começando a filmar o novo 'Jurassic World', então fica ocupado por alguns meses.
De todo esse processo podemos tirar algumas pistas sobre como a Marvel funciona, e talvez a mais interessante seja a impossibilidade da empresa de levar adiante um projeto que saia um pouco dos trilhos muito seguros em que todas as suas produções se movem. Fazer um filme de ação e vampiros não é tão complicado (não há apenas a trilogia 'Blade': a saga 'Underworld' arrebatou as bilheterias com a mesma fórmula), mas é preciso amarrar o orçamento curto e estar aberto a novas ideias. Exatamente o que a Marvel precisa agora.
Ver 0 Comentários