Tendências do dia

Crise na Ubisoft gerou cenário inesperado: Tencent e irmãos Guillemot consideram assumir a empresa

A gigante chinesa e a família fundadora da Ubisoft estão preocupadas com o presente da empresa

Ubisoft
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

A Ubisoft não está passando pelo seu melhor momento. As ações da desenvolvedora de videogames caíram cerca de 50% em um período de um ano, derrubando sua capitalização de mercado abaixo de 1,8 bilhões de euros. Essa realidade precipitou um cenário um tanto inesperado: a Tencent e os Guillemot Brothers estão considerando assumir o controle da empresa.

A notícia vem da Bloomberg, que aponta que tanto a empresa de tecnologia chinesa quanto a família fundadora estão preocupadas com sua instabilidade e estudam com assessores maneiras de estabilizar a situação. Isso é um motivo de alerta que faz muito sentido porque ambos os atores estão envolvidos na Ubisoft porque têm ações.

Ubisoft pode abrir o capital

Neste momento, há várias opções na mesa. Uma delas, segundo fontes anônimas consultadas pela mídia mencionada, é a aquisição da Ubisoft pela Tencent e pela família Guillemot. Isso teria um impacto direto na forma como a empresa está exposta ao mercado, pois deixaria de ser uma empresa listada para ser uma empresa de private equity.

Embora ainda não haja informações oficiais sobre o assunto, um movimento dessas características estaria em linha com o pedido de alguns acionistas minoritários que clamam por uma venda da empresa há meses. Um rascunho de um possível acordo diz que a Guillemot Brothers manteria o controle da Ubisoft, apesar do envolvimento da Tencent.

Ubisoft01

Se for aprovado, o acordo traça um caminho muito claro para a gigante chinesa. Por um lado, ela teria menos de 10% da empresa. Por outro lado, não teria direito de veto e não poderia vender suas ações por cinco anos. O objetivo final do acordo é, além de estabilizar a empresa, manter outros stakeholders afastados.

As ações da Ubisoft dispararam. De um fechamento de 10,64 euros, passaram a ser negociadas a 14,20 euros após os rumores, uma alta de mais de 30%. A Ubisoft foi fundada por cinco irmãos Guillemot em 1986. Entre seus primeiros jogos encontramos 'Zombie' e 'Rayman'. 'Assassin's Creed Shadows', seu título mais recente, foi atrasado em três meses.

Imagens | Sigmundo | Ubisoft

Inicio