O que parece uma pechincha à primeira vista pode esconder um golpe bem elaborado, ainda mais quando se trata de uma compra online. O caso que trazemos hoje gira em torno do aumento de unidades de armazenamento USB de grande capacidade... e com preços impossivelmente baixos.
Felizmente, graças à iniciativa de especialistas como Steve Gibson, os usuários agora têm à disposição ferramentas como o ValiDrive para detectar a tempo esse tipo de golpe.
O problema: memórias USB fraudulentas em lojas online
Comprar dispositivos de armazenamento, como memórias USB, discos SSD ou cartões SD por meio de plataformas como Amazon, Temu e AliExpress se tornou um verdadeiro campo minado: é comum nos depararmos com muitos produtos que "oferecem" funcionalidades impressionantes — como 2 TB de armazenamento — a preços irrisórios.
Essas promessas são, frequentemente, golpes que só se sustentam até o momento em que conectamos a unidade de armazenamento ao computador. No entanto, em algumas ocasiões, o golpe é tão bem elaborado que, ao conectar o dispositivo, o sistema operacional mostra a capacidade prometida pelo vendedor.
Só que, na realidade, grande parte desse suposto espaço não existe fisicamente no dispositivo, o que pode acabar provocando a perda de dados e uma falsa sensação de segurança que desaparecerá no momento em que começarmos a salvar arquivos.
Entra o ValiDrive
Steve Gibson, um veterano programador e especialista em segurança informática, decidiu agir após constatar por si mesmo a extensão do problema: em setembro de 2023, Gibson adquiriu 12 memórias USB de marcas desconhecidas na Amazon.
Após analisá-las, descobriu que todas eram fraudulentas: embora o Windows notificasse a capacidade anunciada, na prática a maioria oferecia apenas uma fração do espaço. Havia casos flagrantes, como os 62 GB reais de um suposto armazenamento de 2 TB.
Essa descoberta impulsionou Gibson a criar o ValiDrive: uma ferramenta leve, gratuita e eficaz para detectar memórias USB falsas antes que os usuários sofram perdas significativas.
O que é o ValiDrive e como funciona
O ValiDrive é um aplicativo extremamente leve (menos de 100 KB) e portátil (não requer instalação), compatível com Windows. Você pode baixá-lo gratuitamente e seu funcionamento é tão simples quanto útil:
- O app testa 576 regiões do dispositivo conectado via USB, analisando a capacidade real de leitura e gravação.
- Identificação visual dos resultados: as áreas corretas são marcadas em verde, enquanto as zonas defeituosas ou inexistentes são mostradas em vermelho ou com outras cores para indicar erros específicos.
- Facilidade de uso: basta conectar o dispositivo, selecionar "Check USB Drive" e depois "Validate THIS Drive" para iniciar a análise.
Diferentemente de outros métodos mais invasivos, o ValiDrive realiza um teste de forma segura, sem risco para os dados preexistentes.
Embora o ValiDrive seja recente, existem outras aplicações similares, como o H2testw (também gratuito), uma ferramenta mais antiga popularizada pela Heise. No entanto, o ValiDrive se destaca pela sua rapidez, leveza e facilidade de interpretação dos resultados graças à sua interface visual intuitiva.
Dicas para evitar cair no golpe
O caso de Steve Gibson não é uma exceção, de forma alguma. Portanto, para minimizar o risco de adquirir memórias USB falsas, recomenda-se:
- Desconfiar de preços excessivamente baixos: Se um pendrive de 2 TB custa apenas alguns reais, provavelmente se trata de uma fraude.
- Preferir marcas (e vendedores) reconhecidos: Apostar em fabricantes de renome, como SanDisk, Kingston e Samsung, por exemplo.
- Consultar avaliações e análises: As experiências de outros compradores são valiosas para detectar possíveis golpes.
- Verificar os dispositivos recém-adquiridos: Usar ferramentas como o ValiDrive antes de armazenar qualquer informação importante.
Imagem | Marcos Merino com IA
Este texto foi traduzido/adaptado do site Genbeta.
Ver 0 Comentários