Novos Peugeot 3008 e 5008: recall de mais de 30 mil veículos devido a um problema conhecido

  • Após um recall inicial de 20 mil veículos no final de 2024, a Peugeot está convocando novamente os novos modelos 3008 e 5008 pelo mesmo motivo: um possível defeito no eixo dianteiro;

  • Desta vez, mais de 30 mil veículos estão sendo recolhidos na França, incluindo alguns modelos Opel Grandland de segunda geração

Novos Peugeot 3008 e 5008: recall de mais de 30.000 veículos devido a um problema conhecido.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Para os novos Peugeot 3008 e 5008, 2025 termina de forma muito semelhante ao ano anterior. Em janeiro passado, a revista L'Automobile noticiou um recall iniciado em dezembro de 2024 para esses dois SUVs. A operação visava corrigir um potencial problema no eixo dianteiro dos dois modelos. Mais de 20 mil veículos foram recolhidos na época.

Porém, hoje, pelos mesmos motivos, os mesmos modelos são alvo de uma nova campanha de recall. Desta vez, 32.300 veículos são esperados na França, incluindo algumas unidades do seu primo, o Opel Grandland de segunda geração, que ainda é raro de se ver nas estradas francesas.

Embora sejam minoria, alguns Opel Grandland de segunda geração também podem ser recolhidos. © DR Embora sejam minoria, alguns Opel Grandland de segunda geração também podem ser recolhidos. © DR

Por que a Peugeot e a Opel estão realizando este recall?

Em todo o mundo, de acordo com dados da Autoridade Federal Alemã de Transporte Motorizado (KBA), o número de veículos afetados ultrapassa 100 mil, sendo mais de 95 mil deles apenas da marca Peugeot. Para esta companhia, a nova campanha de recall utiliza o código MYV, em vez de MU8, como no início do ano. A Opel utiliza o código KQG. No entanto, o problema subjacente é o mesmo em ambos os casos.

Alguns dos parafusos que fixam o suporte da junta esférica, um componente crucial para a direção, podem estar faltando ou danificados no braço inferior da suspensão dianteira. Isso pode levar à rotação lateral da roda ou, nos casos mais graves, à impossibilidade de virar. Embora a Stellantis não tenha relatado nenhum acidente, de acordo com seu departamento de comunicação, a segurança está potencialmente comprometida.

Você pode continuar dirigindo seu Opel ou Peugeot se ele tiver sido alvo de um recall?

Esta é uma situação típica que exige que a montadora organize um recall, o qual é devidamente comunicado às autoridades. Isso é bem diferente das falhas eletrônicas ou problemas na caixa de câmbio das versões híbridas que, às vezes, nos são relatados por meio de um formulário de confiabilidade e que foram tratados com mais discrição.

No entanto, esta não é uma situação de "pare de dirigir", ao contrário do que aconteceu com o caso da Takata. Portanto, você pode continuar dirigindo enquanto aguarda a resolução do problema, já que o perigo é considerado suficientemente limitado. Além disso, um ruído perceptível na parte dianteira ou uma vibração no volante podem alertá-lo com antecedência. Esses são sinais de que um único parafuso está faltando ou danificado.

Um ruído na parte dianteira ou uma vibração no volante podem ajudar a detectar o problema antes que ele piore. © DR Um ruído na parte dianteira ou uma vibração no volante podem ajudar a detectar o problema antes que ele piore. © DR

Como saber se o seu SUV Peugeot ou Opel está afetado?

A Stellantis recomenda que você agende uma consulta o mais breve possível com uma oficina autorizada para corrigir esse possível defeito. O serviço agendado leva menos de uma hora e é totalmente gratuito. Consiste na inspeção do suporte da junta esférica de cada lado do eixo dianteiro e na sua substituição, se necessário. O período de produção dos veículos afetados é mais amplo do que no início do ano e varia conforme o modelo:

  • Peugeot 3008 (terceira geração): fabricado entre 24 de julho de 2023 e 28 de fevereiro de 2025;
  • Peugeot 5008 (terceira geração): fabricado entre 15 de março de 2024 e 28 de fevereiro de 2025;
  • Opel Grandland (segunda geração): fabricado entre 8 de maio de 2025 e 27 de fevereiro de 2025.
Lançado primeiro e com distribuição mais ampla do que o 5008 e o Grandland, o Peugeot 3008 de terceira geração deverá representar o maior número de veículos afetados por este recall. © DR Lançado primeiro e com distribuição mais ampla do que o 5008 e o Grandland, o Peugeot 3008 de terceira geração deverá representar o maior número de veículos afetados por este recall. © DR

Como de costume, essas datas correspondem à data de lançamento na fábrica. Essas datas podem, portanto, diferir bastante da data do primeiro registro que consta no documento de registro do seu veículo. No entanto, como se trata de um recall oficial, os proprietários afetados normalmente receberão uma carta em seu endereço residencial. Você também pode usar as ferramentas online fornecidas pela Peugeot e pela Opel para verificar as campanhas de recall. Será solicitado apenas o número de série do seu veículo.

Também conhecido como VIN (Número de Identificação do Veículo), esse código alfanumérico de 17 caracteres pode ser encontrado tanto no documento de registro do seu veículo, sob a letra E, quanto na base do para-brisa, do lado do motorista. É a única maneira de saber com certeza se o seu carro precisa de manutenção.

Imagem de capa | © Alex Krassovsky

Inicio