Tendências do dia

Um autodidata nos dá um conselho para aprender mais rápido: fique longe de tutoriais e do Google, as respostas estão em outro lugar

Um autodidata nos dá um conselho para aprender mais rápido: fique longe de tutoriais e do Google, as respostas estão em outro lugar.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Provavelmente todas as pessoas já recorreram a tutoriais online em mais de uma ocasião, seja para resolver um problema específico ou para aprender uma nova habilidade. A verdade é que gostamos deles porque são fáceis de entender e objetivos, não exigindo muitas horas de investimento. Mas será que eles deveriam ser as principais fontes de conhecimento para autodidatas?

O usuário do Reddit RockyBass acredita que não, pelo menos quando se trata de desenvolvimento de software. Ele acredita que, embora esses recursos possam ajudar a adquirir os fundamentos mais básicos, o ideal é recorrer à documentação oficial, pois, segundo ele, isso fornece uma base sólida e detalhada para qualquer autodidata resolver problemas de forma independente.

Desvantagens dos Tutoriais

A tendência dos alunos de programação de depender constantemente de tutoriais online ou de buscas no Google para resolver qualquer pequeno problema resultou na popularização do termo "inferno de tutoriais". Isso se deve às múltiplas desvantagens que esses recursos apresentam a longo prazo.

Em primeiro lugar, qualquer pessoa pode escrever um tutorial, desde um engenheiro ou desenvolvedor, até um estudante ou um amador, mesmo que não tenha um conhecimento profundo do assunto. Isso pode resultar em informações incorretas ou excessivamente genéricas. Além disso, ao focar frequentemente em como resolver um problema específico, as informações muitas vezes não são aprofundadas, deixando muitos alunos incapazes de resolver problemas complexos por conta própria.

Nos comentários da publicação, outro usuário acrescentou que a experiência de busca no Google não é a mesma de alguns anos atrás. Agora, devido à otimização de SEO, os mecanismos de busca exibem tutoriais que muitas vezes simplesmente copiam e colam as mesmas informações, sem oferecer mais detalhes que ajudem a proporcionar uma compreensão mais aprofundada da tecnologia.

Documentação oficial do C online. Imagem | captura de tela Documentação oficial do C online. Imagem | captura de tela

Por que ler a documentação oficial?

Em vez disso, a publicação destaca as vantagens dos manuais técnicos, como o fato de serem constantemente atualizados pelos próprios criadores do programa. Isso garante que as informações sejam precisas e reflitam os recursos e melhorias mais recentes. Além disso, ao oferecer uma visão geral abrangente do produto, os alunos podem aprender tudo, desde conceitos básicos até funcionalidades avançadas.

Outro ponto que vale destacar é que a leitura e a compreensão de fontes oficiais estimulam o desenvolvimento de habilidades críticas de resolução de problemas. Ao fazer isso, os alunos podem encontrar informações relevantes e aplicar esse conhecimento por conta própria. Isso é crucial para qualquer pessoa que busque desenvolvimento profissional em qualquer área. Como cita Genbeta, "um bom desenvolvedor deve ser capaz de navegar pela documentação e pelo código-fonte com a mesma facilidade com que segue um tutorial".

Um autodidata nos dá um conselho para aprender mais rápido: fique longe de tutoriais e do Google, as respostas estão em outro lugar.

Algumas dicas úteis

Apesar de tudo isso, a RockyBass reconhece que tutoriais podem ser um bom ponto de partida para se familiarizar com uma nova tecnologia, pois oferecem uma introdução rápida e prática. No entanto, depois de ter uma compreensão básica, é hora de passar para os manuais do desenvolvedor para um mergulho mais profundo. O objetivo é tornar a documentação oficial sua principal fonte de referência.

A publicação também recomenda dar uma olhada no código-fonte quando as referências principais não forem suficientes. Isso pode ser esclarecedor, pois contém comentários e exemplos que as fontes oficiais não abordam. Outra maneira de expandir seu conhecimento é por meio de fóruns e comunidades de desenvolvedores. No entanto, o mais importante é continuar praticando e aplicando o que você aprendeu em projetos pessoais enquanto experimenta a tecnologia.

Inicio