Ou você paga ou usaremos suas obras para treinar a IA: a ameaça dos hackers a um site de artistas

Este é o primeiro caso conhecido em que hackers usam a ameaça de fornecer conteúdo artístico à IA

Imagem de capa: Pexels
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Os ataques com ransomware têm causado dor de cabeça a pessoas e empresas em todo o mundo. Trata-se de um tipo de malware que criptografa nossos dados e impossibilita o uso dos equipamentos até que paguemos o resgate exigido pelos invasores. Foi o que aconteceu com a Telefónica em 2017 e o que acabou de acontecer com a Artists&Clients, um site onde artistas podem encontrar clientes para vender suas obras. A diferença é que os hackers estão ameaçando usar todas as suas obras artísticas para IA.

O ataque hacker

A notícia foi divulgada pela 404Media. O ataque ocorreu no dia 30 de agosto, quando apareceu uma mensagem dos invasores dizendo:

Este site foi hackeado pela LunaLock. Todos os seus dados, incluindo endereços de e-mail e senhas de contas de usuários, foram roubados e criptografados.

Pouco depois, o site ficou fora do ar e, por enquanto, continua inacessível. Até o momento, os responsáveis pelo site não emitiram nenhum comunicado e não há nenhuma comunicação em suas redes sociais. Porém, alguns artistas que estão na plataforma expressaram sua preocupação no Reddit.

Redobrando a ameaça

A mensagem dos hackers é um texto padrão nesse tipo de ataque: se o pagamento não fosse efetuado, eles filtrariam todos os dados, incluindo o código-fonte e as informações pessoais dos usuários. O mais chamativo estava no final da mensagem:

Enviaremos todas as ilustrações para empresas de inteligência artificial para que sejam adicionadas aos conjuntos de dados de treinamento.

Em declarações à 404Media, uma pesquisadora da empresa de cibersegurança Flare afirmou o seguinte:

é a primeira vez que vejo um ataque usando o treinamento de modelos de IA como parte de sua tática de extorsão.

A IA e a arte

Tem havido muito debate desde o surgimento dos primeiros modelos de geração de imagens, os quais foram treinados com centenas de obras de artistas reais sem permissão. Alguns artistas processaram as empresas de IA, outros começaram a “envenenar” suas obras para enlouquecer a IA e até mesmo criaram aplicativos para impedir que uma obra acabasse treinando a IA. É um assunto delicado para os artistas, e os hackers têm usado isso para aumentar o tom de suas ameaças.

IA para fazer o mal

O caso da LunaLock é curioso porque eles não usam a IA diretamente, mas a empregam como mais um argumento para sua ameaça. No entanto, há cibercriminosos que estão usando a IA para tornar seus ataques mais eficazes. Por exemplo: conseguir programar mais facilmente ou automatizar operações técnicas. Há alguns dias, a Wired divulgou um relatório da ESET (empresa global de cibersegurança) detalhando como os invasores estavam usando IA generativa para executar ataques de ransomware.

Imagem da capa | Pexels

Inicio