O novo centro de dados de Elon Musk é poderoso: consome mais eletricidade do que a cidade de São Francisco na hora do rush

Colossus 2 é o primeiro cluster de treinamento de IA a ultrapassar um gigawatt de potência

O novo centro de dados de Elon Musk é poderoso: consome mais eletricidade do que a cidade de São Francisco na hora do rush.
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Chegar atrasado na corrida da IA ​​significa ficar para trás. Temos o caso da Apple, que acabou cedendo e usará os modelos do Google para aprimorar a Siri. No entanto, há outro exemplo com a xAI, uma empresa fundada em 2023, quando o ChatGPT já estava bem estabelecido, e que hoje conquistou um nicho entre os maiores players, chegando até a superá-los.

O que aconteceu?

A xAI acaba de inaugurar o Colossus 2, seu novo data center localizado em Memphis, Tennessee. Uma empresa de IA inaugurar um data center não é incomum, dado o ritmo em que eles estão sendo construídos, mas neste caso, estamos falando do primeiro cluster de treinamento de IA de 1 gigawatt. Para contextualizar, isso é mais eletricidade do que a demanda de pico na cidade de São Francisco. Elon Musk se gabou disso no X e afirmou que eles querem expandir para 1,5 gigawatts até abril.

Colossus 2, em números

O Colossus 1 possui 230.000 GPUs, e o novo cluster elevou o padrão com mais de meio milhão de GPUs, sendo também um dos mais caros já construídos. De acordo com o relatório da EpochAI, o investimento atingiu US$ 44 bilhões (cerca de R$ 236.6 bilhões). Espera-se que o centro da Microsoft em Fairwater o supere tanto em investimento quanto em potência, mas ainda está em construção.

Infraestrutura, sim, obrigado

A xAI pode não ter o melhor chatbot, mas quer ter, e isso significa construir infraestrutura mais rápido que seus concorrentes. Com o Colossus 1, a empresa concluiu a construção em apenas 122 dias, uma conquista notável. O Colossus 2 levou um pouco mais de tempo (o projeto começou em março de 2025), mas em apenas seis meses já contava com 200 MW de capacidade de refrigeração instalada, o que, segundo a Semianalysis, é muito mais rápido do que outros megaprojetos da Oracle e da OpenAI.

Fonte: SemiAnalysis Fonte: SemiAnalysis

Acelerando

Como mencionamos, a xAI foi lançada em 2023, época em que já existiam empresas consolidadas no setor. O gráfico da Semianalysis mostra claramente a aceleração que eles tiveram em capacidade de treinamento. No início de 2024, estavam atrás em capacidade, e em setembro de 2025, já haviam alcançado o segundo lugar, atrás da OpenAI. Além das controvérsias em torno do Grok (que foram inúmeras), fica claro que o investimento em infraestrutura foi fundamental para que a xAI alcançasse seus concorrentes.

Controvérsias

Alimentar esses gigantes não é tarefa fácil e, para isso, a empresa de Musk instalou até 35 turbinas a gás com capacidade superior a 400 megawatts. O problema é que elas poluem tremendamente, e Memphis já tem uma péssima qualidade do ar, a ponto de ser conhecida como a "capital da asma". Além disso, ele não tinha permissão para ter tantas turbinas, então Musk teve uma ideia: o Colossus fica bem próximo à fronteira com o Mississippi, outro estado onde a lei de emissões é mais branda, então ele transferiu algumas das turbinas para lá.

Imagem de capa | xAI

Inicio