"Não construímos na garagem": Steve Wozniak desmistifica a história por trás da criação da Apple com Steve Jobs

Steve Wozniak
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

803 publicaciones de PH Mota

Era o dia 1º de abril de 1976, Palo Alto, Califórnia. No número 2066 da Crist Drive, nasceu uma das maiores empresas de tecnologia da história moderna. Naquele endereço e data, surgiu a Apple Computer, o primeiro dispositivo da empresa-mãe do iPhone. Ou pelo menos é o que as pessoas pensam.

A crença popular, até mesmo usada como mantra motivacional, diz que Steve Jobs e Steve Wozniak fundaram a gigante da tecnologia do zero em uma garagem. No entanto, essa história tem certas falhas que a tornam não totalmente verdadeira, e o próprio Wozniak tem sido categórico ao desmentir esse mito.

Embora o local tenha servido como um ponto-chave para o desenvolvimento da marca e como um elo entre os dois "Steves", espalhou-se a ideia de que foi o palco onde os primeiros componentes foram montados e até mesmo onde foram realizados procedimentos administrativos. Em entrevista à Bloomberg, Wozniak derrubou esse argumento.

"A questão da garagem é um pouco um mito, já que não projetamos o Apple I na garagem, não criamos placas de circuito e não fizemos protótipos ou qualquer tipo de fabricação na garagem."

Embora não fosse aquele escritório-oficina que muitos de nós imaginamos, serviu como um refúgio para conversas entre os dois cofundadores. "Quando você não tem dinheiro, precisa trabalhar em casa", continuou o engenheiro e programador, encerrando de vez o tópico tão mencionado: "Não, não foi lá que o Apple I foi fabricado."

"Nunca projetamos novos produtos na garagem. Não projetamos nada, nenhum negócio. Essa é uma história inventada. Steve Jobs criou sua parte do negócio em seu quarto. A garagem éramos nós, tínhamos que usar tudo o que podíamos para ganhar dinheiro."

É simples e direto assim. Portanto, apesar da ideia predominante de que uma simples garagem foi a primeira sede de operações do que hoje é uma das empresas mais importantes do mundo, isso não é tão preciso. Embora, é claro, possa ser usado como um exemplo de humildade e aspiração.

Porque sim, a história de dois jovens que começaram um império do nada parece bastante promissora. Assim, entre misticismos, a ascensão da Apple os levou aonde estão hoje, mas pelo menos agora você pode esclarecer que esses dados estão errados.

Inicio