Este homem construiu a menor placa-mãe do PlayStation 1 já vista — mas ele usou o hardware original

Comemorando aniversário do primeiro lançamento do console

Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
vika-rosa

Vika Rosa

Redatora
vika-rosa

Vika Rosa

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência, cobrindo os mais diversos temas. Apaixonada por ciência, tecnologia e games.


69 publicaciones de Vika Rosa

Um modder de consoles (hacker) alcançou uma proeza notável no mundo da engenharia retro ao construir a menor placa-mãe de PlayStation 1 (PS1) já documentada, utilizando hardware original e genuíno da Sony. A placa compacta tem apenas um quarto do tamanho da placa-mãe encontrada no já reduzido console PS One, lançado pela Sony em 2000.

O projeto, liderado pelo modder conhecido como Thedrew, começou em 2024. O design final da placa-mãe mede meros 3 polegadas por 2,5 polegadas. Para contextualizar, a placa da primeira geração do PlayStation original media cerca de 10 por 7 polegadas, e a placa do PS One (a versão encolhida pela Sony) media cerca de 7,5 por 5,5 polegadas.

Apesar de ser tecnicamente possível criar um console ainda mais compacto usando hardware moderno, como um chip FPGA (Field-Programmable Gate Array) ou emulação, o construtor optou por aderir estritamente aos chips originais. A conquista é particularmente celebrada perto do 31º aniversário do lançamento original do console no Japão, em 3 de dezembro de 1994.

O nascimento acidental da PlayStation

A história da PlayStation é tão notável quanto a do modder. O console só se tornou realidade devido a uma decisão estratégica de sua principal concorrente na época.

  • Parceria desfeita: No final dos anos 80, a Nintendo procurou a Sony para ajudá-la a desenvolver um acessório de CD-ROM para o Super Nintendo (SNES). Embora os cartuchos fossem o padrão da época, ambas as empresas sabiam que o futuro da mídia eram os CDs.
  • O pivô: após a produção de alguns protótipos (conhecidos como Nintendo Play Station), a Nintendo encerrou abruptamente a parceria e decidiu unir forças com a Philips.
  • A criação: a Sony, aparentemente por despeito e por ter investido no desenvolvimento da tecnologia de CD, deu continuidade ao projeto por conta própria. Esse trabalho resultou no lançamento da PlayStation em 1994, que se tornou um sucesso estrondoso. O acessório de CD da Nintendo para o SNES jamais foi lançado, e a Nintendo seguiu para o console Nintendo 64.
Inicio