Aproveite ao máximo o GPT-5: 11 funções e truques para explorar os novos recursos do ChatGPT

O novo GPT-5 traz várias novidades interessantes. Vamos explicar como você pode aproveitá-las ao máximo

Novo GPT-5
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
fabricio-mainenti

Fabrício Mainenti

Redator

Vamos dar várias dicas e truques para você aproveitar ao máximo o GPT-5, a última versão do modelo de inteligência artificial que o ChatGPT usa para funcionar. Com essa nova versão, também chegaram novos recursos e funcionalidades que vamos ensinar você a aproveitar.

O GPT-5 está disponível para todos os usuários do ChatGPT, tanto no modo gratuito, quanto no pago. Portanto, muitas dessas funções serão úteis em ambos os casos. Mas lembre-se de que, se você estiver pagando, poderá usar mais vezes alguns dos recursos principais, como a edição de fotos.

Antes de começar, lembre-se de que a primeira melhoria é sempre a confiabilidade, então o ChatGPT agora responde de forma mais confiável. Não vamos nos concentrar nisso, mas vale lembrar que é sempre melhor evitar "baixar a guarda" com as respostas e sempre revisar o que o app diz, porque alguns dados e informações podem estar incorretos.

Você não precisa mais escolher um modelo específico

Em versões anteriores, um mesmo GPT tinha versões diferentes, algumas para dar respostas mais rápidas e outras para fundamentar melhor essas respostas. Agora, o GPT-5 é um modelo unificado, o que significa que você não precisa mais perder tempo com essa escolha.

Agora, o que acontece é que você escreve no ChatGPT o que deseja, e a IA escolhe qual dos seus modos usar, dependendo da dificuldade da tarefa ou do contexto. Mas há um pequeno truque: você pode dar um sinal para usar um modelo específico, adicionando coisas como “pense mais assim”, para ativar o modo reflexivo. Ou seja, você pode fazer isso manualmente.

Mais contexto para seus chats

Outra das funções do GPT-5, como em cada nova versão, é ampliar o contexto e a memória. Se o GPT-4 tinha até 8.000 tokens de contexto, o GPT-5 tem até 128.000 tokens em sua versão mais avançada, o que equivale a quase 96.000 palavras. Os usuários gratuitos têm cerca de 8.000 tokens, o que equivale a aproximadamente 6.000 palavras.

E como você pode aproveitar isso na prática? Basicamente: ter conversas mais longas sem que o ChatGPT esqueça o que foi dito anteriormente, ou poder copiar e colar textos muito mais longos, como artigos completos ou relatórios, os quais possam ser analisados.

Use a compreensão multimodal

Compreensão multimodal

Outra característica do GPT-5 é a melhoria de sua capacidade multimodal. Isso significa que, além de texto, ele também pode processar imagens, gráficos, diagramas ou até mesmo sequências de vídeo. O GPT-4 já era capaz de descrever imagens de forma limitada, mas agora você pode raciocinar sobre elas de forma mais ampla.

Com isso, você pode adicionar imagens ou gráficos e fazer perguntas ao ChatGPT sobre eles e seu conteúdo, ou até mesmo pedir um resumo. Se quiser, você pode enviar a foto de uma página de um livro e pedir que ele a leia e diga os pontos-chave, de forma que ele possa extrair o texto dessa imagem e resumir para você. Ele também pode ajudá-lo com matemática e ciências.

O ChatGPT pode processar várias imagens

Uma pequena dica sobre sua compreensão multimodal é que o GPT-5 pode processar várias imagens se você as fornecer em sequência. Por exemplo, você pode enviar duas imagens e pedir que ele faça uma comparação, e a IA entenderá o contexto de ambas ao fazê-lo.

Além de criar imagens, você pode editá-las

Crie e edite imagens com o GPT-5

O ChatGPT melhorou sua capacidade de criação de imagens com o GPT-5. Por um lado, isso significa que a criação de imagens a partir do zero com base nas suas descrições foi aprimorada. Além disso, como a análise das imagens que você envia também está mais sofisticada, quando você solicitar a reimaginação de uma foto para criar uma imagem a partir dela, também notará que a qualidade melhorou muito.

Mas, além disso, um truque é que o ChatGPT agora pode editar suas fotos de várias maneiras. Por exemplo, você pode pedir para ele remover elementos de uma foto, como pessoas ou algum objeto que incomoda, ou adicionar elementos, como colocar um bigode na foto.

Crie programas e jogos e utilize-os no ChatGPT

Crie programas e jogos e utilize-os no ChatGPT

Uma das melhores características do GPT-5 é que ele não só melhorou suas capacidades para gerar código em várias linguagens, mas também permite que você visualize o que criou com ele. Ou seja, você pode executar o código dentro do próprio ChatGPT.

Imagine que você começa a criar jogos educativos com inteligência artificial, ou até mesmo jogos de roleta de sorte. Quando você descreve que deseja criar um determinado jogo e fornece os detalhes, o ChatGPT com GPT-5 gera o código e, quando termina, aparece o botão "executar código", que permite jogar o que você criou diretamente no ChatGPT.

Aproveite ao máximo o novo modo de voz

A experiência de conversação por voz com o ChatGPT melhorou com o GPT-5, e todos os usuários têm acesso ao modo de voz avançado. Os usuários gratuitos podem usá-lo por algumas horas por mês, e os usuários pagos têm uso quase ilimitado. A compreensão do que você diz e a maneira como você responde também melhoraram.

Uma das coisas que permite fazer isso é usar o ChatGPT como professor de idiomas. Ou seja, você pode definir o modo conversacional para praticar um idioma, pedindo que ele assuma o papel de professor e mantenha uma conversa, corrigindo os erros que você cometer ao falar. Você também pode usá-lo como tradutor em tempo real e muito mais.

Por último, lembre-se de que o ChatGPT é multimodal, e isso se aplica ao modo de voz. Se você estiver tendo uma conversa falada, pode enviar uma imagem e fazer perguntas sobre ela, para que ele responda por voz.

O ChatGPT agora tem um modo de estudo

O ChatGPT agora tem um modo de estudo

Outra novidade do novo GPT-5 é o modo de estudo do ChatGPT. Trata-se de uma modalidade que você pode ativar para que, quando fizer uma pergunta, o ChatGPT não se limite a dar a resposta. Em vez disso, ele o ajudará passo a passo a encontrar a solução ou preparará exames e perguntas.

Ou seja, com esse modo, a IA organiza as informações da mesma forma que um professor faria, tudo para ajudá-lo a aprender com o processo, em vez de simplesmente obter uma resposta. Você pode até mesmo enviar suas próprias anotações, pois, graças ao reconhecimento de imagens, o ChatGPT saberá o que está escrito nelas e você poderá fazer perguntas a respeito.

Mude a cor de destaque

O ChatGPT já permitia personalizar a experiência, escolhendo a personalidade que você deseja que ele tenha ou fornecendo informações sobre você para que ele sempre as leve em consideração. Agora, você também pode escolher a cor de destaque, uma pequena opção de personalização que pode ser útil.

Você pode fazer isso nas configurações do ChatGPT, na seção Geral. Isso mudará a cor dos balões de conversa, botões interativos e alguns detalhes da interface. Pode ser útil, principalmente, se você usa várias contas do ChatGPT, pois se cada uma tiver uma cor de destaque diferente, você poderá diferenciá-las ao abrir ambas.

Escolha a personalidade do ChatGPT

Escolha a personalidade do ChatGPT

Nas configurações de personalização do ChatGPT, além de inserir seus próprios dados, outra opção que foi adicionada é a de escolher a personalidade padrão da IA. Assim, você poderá escolher a maneira como ela responde a cada momento e alterá-la quando quiser.

Você pode escolher entre uma personalidade cínica, mais crítica e sarcástica, uma personalidade robótica direta e eficaz, atenciosa, para ser mais reflexiva e compreensiva, ou uma personalidade geek, mais exploradora e entusiasta.

Conecte o ChatGPT ao Gmail, ao Calendário e a outros aplicativos

Conecte o ChatGPT ao Gmail, ao Calendário e a outros aplicativos

Na configuração do ChatGPT, agora você tem uma opção chamada Conectores. Com ela, você pode vincular aplicativos de terceiros à IA, como Gmail, Google Agenda, Google Drive, GitHub, contatos do Google, entre outros. Depende um pouco do sistema operacional que você usa e dos seus aplicativos.

Isso permite conectar o ChatGPT a aplicativos de forma nativa, para que você possa interagir com seu conteúdo. Por exemplo, você pode perguntar sobre seus compromissos e tarefas pendentes, adicionar lembretes, criar eventos, ler seus e-mails e respondê-los, etc.

Inicio