Uma das grandes limitações do GPS tradicional é que a tecnologia não é tão precisa quanto muitos imaginam, visto que possui uma margem de erro de vários metros. Na China, há anos se trabalha no que seria a evolução do GPS como o conhecemos, e seu nome é RTK.
A tecnologia RTK (Cinemática em Tempo Real) permite alcançar uma precisão de posicionamento inferior a um metro, com tempos de resposta muito mais rápidos do que o GPS tradicional. Recentemente, três das maiores empresas de tecnologia da China anunciaram grandes avanços no desenvolvimento, garantindo que ela fará parte do futuro da tecnologia de consumo, dispositivos inteligentes e cidades inteligentes.
Navegação muito mais precisa, com suporte da conectividade 5G
Imagem: MediaTek
A MediaTek e a Xiaomi anunciaram importantes avanços no desenvolvimento da tecnologia de posicionamento RTK, graças à integração dos recursos das redes 5G. Para isso, estão trabalhando em conjunto com a operadora China Telecom e suas redes de telecomunicações.
Esses avanços, de acordo com o anúncio oficial da MediaTek em seu perfil na rede social Weibo, permitem alcançar uma precisão de apenas alguns centímetros (menos de um metro) e com tempos de resposta de "segundos", o que, de acordo com os responsáveis pelo desenvolvimento, representa um dos sistemas de posicionamento mais precisos e rápidos do mundo.
Quais são os benefícios potenciais do RTK?
A princípio, a tecnologia seria fundamental para a indústria automotiva, especificamente para a condução autônoma e para o desenvolvimento de cidades inteligentes. Com precisão centimétrica e tempos de resposta muito mais rápidos, o uso de carros autônomos poderia se expandir em cidades com infraestruturas de rede 5G avançadas e extensas. Naturalmente, essa tecnologia também tem o potencial de desempenhar um papel fundamental na navegação em cidades muito densas (como, por exemplo, nas diversas metrópoles da China), bem como na geolocalização para fins industriais ou profissionais relacionados à automação.
A tecnologia RTK está em desenvolvimento há vários anos. Em 2020, foi outra empresa chinesa, neste caso a OPPO, que anunciou avanços no setor para alcançar uma localização em tempo real muito mais precisa, com margem de erro inferior a um metro.
No caso dos avanços anunciados pela MediaTek e Xiaomi, a infraestrutura da rede 5G (fornecida pela China Telecom) desempenha um papel fundamental, visto que a baixa latência dessas redes permite que as informações cheguem praticamente em tempo real aos carros ou dispositivos que utilizam a navegação ultraprecisa, evitando erros e, no caso de carros autônomos, reduzindo riscos.
Imagem da capa | MediaTek + Erik Mclean no Unsplash
Ver 0 Comentários