"Dava muito trabalho desenhar": Akira Toriyama decidiu que Gohan seria o protagonista de Dragon Ball, até que percebeu um problema

Akira Toriyama decidiu que Gohan seria o protagonista de Dragon Ball. Imagem: Xataka
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência, gamer desde os 6 e criadora de comunidades desde os tempos do fã-clube da Beyoncé. Hoje, lidero uma rede gigante de mulheres apaixonadas por e-Sports. Amo escrever, pesquisar, criar narrativas que fazem sentido e perguntar “por quê?” até achar uma resposta boa (ou abrir mais perguntas ainda).

823 publicaciones de Sofia Bedeschi

O lançamento de Dragon Ball Daima deu um novo fôlego à longa franquia dos Guerreiros Z. No entanto, ao longo das décadas em que Akira Toriyama esteve à frente tanto do mangá quanto do anime, surgiram diversos obstáculos para continuar com a icônica história.

Nesta ocasião, vamos conversar sobre aquela vez em que o mangaká quis dar um rumo diferente à sua obra, mas detectou um problema. Para isso, vale a pena lembrar que Toriyama quis finalizar Dragon Ball Z após a saga de Cell. No entanto, ele foi obrigado a continuar e, como resposta, decidiu colocar um novo protagonista à frente: Gohan.

Se lembrarmos, no início da saga de Boo, a trama tem um salto temporal e nos mostra um Gohan adolescente. Nesse cenário, ele leva uma vida dupla entre os estudos no ensino médio e seu papel de vigilante, mas com um tom mais familiar e cômico. Embora as cenas de luta persistam, elas já não eram tão enérgicas quanto antes.

E, embora muitos pudessem pensar que o retorno de Goku, da ação e da violência se deu por pressão dos fãs, a realidade está bem longe disso. Como revelaram os editores Kazuhiko Torishima, Yu Kondo e Fuyuto Takeda em uma entrevista para o podcast KosoKoso, recuperada no X por Venixys, o que aconteceu foi algo mais simples: Toriyama ficou entediado.

"Durante a Saga de Boo, houve um momento em que Toriyama experimentou uma ideia diferente: 'o capítulo da escola', com Gohan no instituto e o Grande Saiyaman. A ideia era tentar uma história mais leve, com Gohan tentando esconder sua identidade enquanto vivenciava pequenas aventuras do dia a dia."

Original

Acontece que, segundo explicaram, o tédio do autor surgiu por ter que desenhar cenas com muitas pessoas no fundo. Na verdade, não se tratou de um desprestígio ao personagem, mas sim de uma insatisfação com essa fase da história. Foi assim que ele retornou aos torneios e batalhas para entregar uma trama mais dinâmica.

"No entanto, depois de algumas semanas, Toriyama se entediou e abandonou abruptamente. Como acontecia frequentemente, se algo se tornasse muito complicado ou pouco estimulante, ele descartava sem pensar duas vezes. O cenário da escola exigia muitas cenas com bastante gente e personagens de fundo, algo que Toriyama achava tedioso e que levava muito tempo para desenhar".

Dessa forma, aquela essência enigmática que cativou a atenção da audiência foi recuperada, e Goku reassumiu seu lugar inabalável como protagonista. Apesar disso, Gohan teve seu momento para brilhar muitos anos depois com a estreia do filme Dragon Ball Super: Super Hero, onde demonstrou ser um dos personagens mais poderosos da franquia.

Original

Se você quiser curtir Dragon Ball Z mais uma vez, lembramos que pode assistir ao anime completo pela Crunchyroll (já em português brasileiro). Além disso, alguns capítulos e filmes podem ser encontrados no Amazon Prime Video.

Inicio