O processo de embarque em um avião está longe de ser tranquilo: uma fila interminável, a preocupação constante em perder a bagagem, os documentos e outros objetos de valor, a busca pelo assento e pelo lugar certo para colocar a mala. E, no meio de tudo isso, um monte de outras pessoas na mesma situação que você, que parecem infinitamente mais lentas e irritantes. Mas agora acabou: você finalmente se sentou, apertou o cinto de segurança e está esperando a decolagem.
Meus pêsames se você ficou com o assento do meio. Se ficou com o do corredor, parabéns: você poderá se esticar um pouco mais e desembarcar com mais facilidade. E se estiver na janela, terá uma vista melhor da decolagem e do pouso e poderá descansar a cabeça. Além disso, poderá ver melhor aquele triângulo acima da janela.
Um triângulo para apreciar a vista e verificar se está tudo bem
Às vezes é vermelho, às vezes preto, e não está em todas as janelas: na verdade, geralmente há um ou dois triângulos em cada lado da cabine e a uma certa altura acima do assento na parede lateral, razão pela qual você pode nunca ter notado eles. Normalmente, sabemos onde fica a saída de emergência mais próxima (graças às explicações dos comissários de bordo), mas o triângulo não é tão fácil de identificar, embora seja crucial.
Na verdade, você pode nunca ter visto, mas a tripulação de cabine sabe exatamente onde ele está, tanto antes, quanto durante o voo. Como explica o especialista em aviação e ex-piloto comercial Daniel Bubb, esses triângulos indicam as janelas com a melhor vista das asas. É claro que você pode tirar fotos incríveis para o Instagram daquela janela, mas seu propósito é outro:
"Ajudar os membros da tripulação em caso de emergência ou falha nos flaps, slats, motor ou outras peças (...) Permite que eles identifiquem a localização do problema mais rapidamente".
Sabendo disso, se você vir a tripulação ocasionalmente olhando pela janela, pode ficar um pouco apreensivo, mas uma verificação relativamente frequente não significa necessariamente que algo esteja errado, já que também serve para verificar se o sistema de degelo da asa está funcionando corretamente e se tudo está operando adequadamente, acrescenta ele.
Aviões pequenos e particulares, e alguns modelos mais antigos, não possuem esses triângulos de advertência, pois não são obrigatórios, mas são úteis para a tripulação. No entanto, geralmente há pelo menos dois triângulos em cada lado da aeronave, logo acima da janela que se alinha com as bordas externas da asa. Contudo, em aviões maiores, pode haver dois triângulos em cada lado, marcando as bordas de ataque e de fuga da asa.
Na aviação, esse assento é conhecido como o "Assento William Shatner", uma referência cultural ao episódio "Pesadelo a 6 mil metros" da série "Além da Imaginação" ("The Twilight Zone"), de outubro de 1963, no qual Shatner viu um gremlin na asa do avião. Eu ainda não tive o prazer de ver isso, mas vi essa referência no especial "Treehouse of Horror", dos Simpsons.
Sentar-se nessa poltrona tem suas vantagens
A primeira é óbvia: oferece um ponto de vista magnífico para tirar fotos e gravar vídeos. No entanto, também pode ser útil se voar não lhe agrada muito: você pode ver por si mesmo se tudo está em ordem e o processo de degelo antes da decolagem. Além disso, proporciona uma experiência de voo mais tranquila, pois você sente menos turbulência e o impacto da decolagem e do pouso.
Parece tão atraente que a próxima pergunta seria a qual fileira essa poltrona corresponde, mas como existem diferentes modelos e configurações de aeronaves, não há uma resposta única. No entanto, se você quiser aumentar suas chances de conseguir essa poltrona, dê uma olhada no mapa de assentos e selecione os mais próximos das pontas das asas. Se você tiver a sorte de conseguir essa poltrona um dia, aproveite a vista!
Texto original de Eva R. de Luis
Imagem de capa | foto de Edwin Petrus no Unsplash
Ver 0 Comentários