Com o Apex, a OneXPlayer demonstra a direção que os portáteis de ponta estão tomando: mais desempenho, mais recursos e tecnologia normalmente reservada para laptops gamers.
Um portátil com potência monstruosa
O coração do OneXfly Apex é o novo AMD Ryzen AI Max+ 395. Parece ficção científica, mas, na verdade, significa 16 núcleos, 32 threads e uma GPU baseada na arquitetura RDNA 3.5. De acordo com a fabricante, o Apex oferece seis vezes o desempenho de um Nintendo Switch 2 – aproximando-se da potência dos laptops gamers.
Para utilizar essa potência, o dispositivo bombeia até 120 watts por meio de seus componentes. Em comparação, o Switch 2, provavelmente, consome mais de 20 watts. Para evitar que todo o sistema derreta no formato portátil, a OneXPlayer incorporou a tecnologia de "resfriamento líquido silencioso", que nada mais é do que o resfriamento líquido em um mini gabinete, que antes era mais comum em laptops.
Tela e Controles
O Apex vem com uma tela de 8 polegadas que suporta até 120 Hz e VRR. Ele também conta com controles clássicos: botões ABXY, dois analógicos, um D-pad e até gatilhos ajustáveis que podem ser alternados entre analógico e microswitch. O armazenamento será fornecido por mini SSDs, mas os detalhes exatos ainda estão pendentes. O OneXPlayer também não revelou se a tela será OLED.
Prático ou exagerado?
Por mais empolgantes que as especificações pareçam, o fator-chave é o desempenho do dispositivo no dia a dia. A duração da bateria, em particular, continua sendo uma grande incógnita: afinal, 120 watts de potência, e se o Apex está ajustando isso de forma inteligente ou precisa ser conectado a um carregador após uma hora, ainda não se sabe. O preço também deve ser o fator decisivo – até o momento, o OneXPlayer permaneceu em silêncio sobre o assunto.
Portanto, ainda há dúvidas sobre o potencial da novidade ser, de fato, um verdadeiro concorrente do Steam Deck. Afinal, potência pura não é tudo, especialmente para um portátil.
O que você acha do OneXfly Apex?
Ver 0 Comentários