Em nenhum outro gênero vimos tantas histórias de fracasso como neste, porque raramente um nicho tão pequeno teve gigantes tão proeminentes. Competir com League of Legends e Dota 2 é uma tarefa tão impossível hoje quanto era há dez anos, e muitos jogos melhores do que você imagina pagaram o preço por tentar se estabelecer como "o outro grande MOBA".
A história soará familiar por causa do que aconteceu com a Blizzard e Heroes of the Storm, o que você talvez não se lembre é que a Electronic Arts também tentou ocupar esse espaço. Ela partiu para o ataque com um título extremamente promissor que, por melhor que fosse, nunca chegou a ser lançado. No entanto, o beta de Dawngate conseguiu mudar o gênero para sempre.
O concorrente de League of Legends que morreu antes de nascer
A história de Dawngate é daquelas que se contam rapidamente. Em maio de 2013, soubemos que a Electronic Arts estava começando a recrutar jogadores para o beta fechado de seu próprio MOBA e, quando nem um ano e meio havia se passado, seu encerramento definitivo foi anunciado (novembro de 2014). A verdade é que a impaciência da empresa – e não dos desenvolvedores – desempenhou um papel fundamental no desenrolar dos acontecimentos. Sempre houve a sensação de que o jogo foi tratado injustamente, sem receber o tempo necessário, principalmente porque a qualidade era evidente e suficiente para que se tornasse algo grandioso.
"Dawngate esteve em beta por cerca de 18 meses, incluindo um beta aberto nos últimos seis meses. Durante esse período, levamos em consideração o feedback dos jogadores, oferecendo novas opções e outras inovações. Embora o jogo tenha evoluído, não estamos vendo o progresso que esperávamos", explicaram no anúncio do encerramento do desenvolvimento.
A notícia foi muito decepcionante para a comunidade, pois muitos sentiram que o jogo nunca teve uma chance real. Estender projetos além do necessário não faz sentido, mas apenas seis meses de beta aberto é um exagero.
Dawngate era gratuito para jogar e tinha um padrão técnico equivalente ao de seus concorrentes
O que torna Dawngate tão especial?
Sua história não é muito diferente da de outros jogos do gênero que fracassaram, mas o que realmente impressiona é saber que, em apenas um ano e meio de vida, mudou os MOBAs para sempre. Pode parecer um exagero, mas não é se levarmos em conta a enorme influência que o jogo da Electronic Arts teve na evolução de League of Legends. Para o bem ou para o mal, a Riot Games é especialista em aprender com seus concorrentes e, a partir daí, absorveu muitas ideias que posteriormente introduziu em seu próprio jogo.
Exemplos incluem o sistema de itens. Por várias temporadas, League of Legends experimentou com um sistema de raridade (básico, épico, lendário...) que visava modificar o estilo de jogo dos campeões com base nas nossas decisões dentro da partida. Os itens de Dawngate funcionavam de maneira similar. O jogo também foi pioneiro ao trazer um mapa com mais objetivos neutros que incentivavam lutas no meio da partida, resultando num ritmo mais dinâmico e repleto de ação.
Essa visão já é interessante, mas o que realmente faz a diferença é que o jogo da Electronic Arts estava livre de um dos grandes problemas que assolam League of Legends quanto Dota 2. Tanto quem joga diariamente quanto quem nunca experimentou sabe que a toxicidade é um dos grandes desafios nos ambientes desses jogos. No entanto, a Waystone Games (a equipe da EA responsável pelo desenvolvimento) criou uma fórmula muito interessante que, não só foi copiada pela Riot Games, como se tornou uma referência para muitas empresas.
League of Legends sempre soube o que aprender com seus concorrentes
O diferencial da Dawngate foi vincular o bom comportamento à progressão do jogador. Basicamente, a experiência adquirida em uma partida aumentava exponencialmente dependendo de quantos usuários votassem positivamente ao final da partida. Se vencer dava um ponto, vencer e ter um voto positivo dava dois. Com dois votos a favor, chegava-se a quatro; com três votos a favor, a oito; e assim por diante, até um máximo de aproximadamente 32.
Overwatch tentou algo semelhante, vinculando a obtenção de itens cosméticos ao bom comportamento. No entanto, o que era realmente importante nesse sistema era sua influência direta no poder e na progressão do jogador. Em Dawngate, os pontos de experiência permitiam comprar runas e desbloquear partidas ranqueadas. Era uma vantagem considerável.
O investimento de tempo era reduzido se você se comportasse bem. As pessoas não faziam papel de bobas porque sabiam que se comportar mal neste jogo tinha consequências imediatas e muito visíveis.
Por que a Dawngate fracassou se fez tantas coisas certas?
Já dissemos que o problema foi a falta de tempo. A impaciência da Electronic Arts foi combinada com a falta de conhecimento sobre o mercado de MOBA. Tanto a Riot Games quanto a Valve tiveram que esperar entre dois e três anos desde o lançamento até que seus jogos começassem a funcionar em um bom ritmo. Os responsáveis pela EA não só não dedicaram esse tempo ao projeto, como também nunca se atreveram a fazer o lançamento oficial. Quantos de vocês não esperaram o fim do beta ou do acesso antecipado de um jogo para jogá-lo?
O auge da popularidade de Dota 2 ocorreu dois a três anos após o seu lançamento
O fracasso de Dawngate deu origem a uma história de sucesso, mas também a uma história com um final triste. Os desenvolvedores fundaram seu próprio estúdio (Phoenix Labs) e lançaram Dauntless, que foi muito bem recebido na época do lançamento. Eles também desenvolveram outros projetos, como Fae Farm, e, por alguns anos, se posicionaram como uma das empresas mais promissoras. No entanto, em 2023, uma empresa de blockchain comprou o estúdio e realizou demissões em massa, a ponto de levá-lo à irrelevância absoluta.
Fãs realizaram projetos para ressuscitar o jogo, mas foram paralisados pela impossibilidade de adquirir os direitos da marca e, inclusive, quando procurados revelam que literalmente não podem comentar sobre o jogo. Embora estivessem trabalhando em um projeto diferente, com estreia prevista para 2024 e que seria um sucessor espiritual de Dawngate, não tivemos mais notícias deles desde então. Esta não parece ser uma história com um final feliz.
Ver 0 Comentários