É quase um ritual do verão: escolher cuidadosamente uma melancia no supermercado, chegar em casa, cortá-la e, na hora de provar, sentir a decepção no paladar. Escolher uma melancia não é fácil e não existe truque infalível. Mas alguns, ao menos, podem aumentar nossa chance de acerto.
Existem dois fatores que tornam a escolha da melancia (e também do melão) uma tarefa delicada. Um desses fatores está na casca, que mantém sua firmeza e coloração ao longo de diferentes etapas de maturação. Verificar o ponto de amadurecimento de um pêssego pode ser fácil apenas apertando e sentindo a firmeza da fruta. No caso da banana, podemos saber só de olhar a cor.
O outro fator está no próprio processo de amadurecimento dessas frutas. Tanto a melancia quanto o melão são frutos não climatéricos. Isso significa que essas frutas só amadurecem enquanto estão conectadas à planta, diferentemente do que acontece com frutos climatéricos (como a banana ou o pêssego), que continuam amadurecendo mesmo depois de colhidos, enquanto descansam na fruteira ou na geladeira.
Como mencionamos, isso torna a escolha dessa fruta um processo delicado: se não acertarmos no supermercado, não adianta esperar alguns dias para que a melancia atinja seu ponto ideal de maturação.
E como podemos detectar o ponto de amadurecimento da melancia? Talvez a principal pista que temos para saber se essa fruta está madura seja a “mancha” que se forma na parte inferior. Manchas amareladas costumam indicar uma fruta mais madura, enquanto as mais pálidas e esbranquiçadas indicam que a fruta foi colhida antes de amadurecer completamente.
Mas essa não é a única pista que podemos encontrar na casca dessa fruta. Outro indício está na textura: é melhor escolher melancias com superfícies lisas e arredondadas, evitando aquelas com marcas visíveis.
Arranhar a casca da fruta pode nos dar outra pista: se, ao fazer o risco, a camada mais externa se soltar facilmente, revelando um interior um pouco mais esbranquiçado, é mais provável que estejamos diante de uma melancia madura.
O amadurecimento da melancia
A cor e a textura da casca não são os únicos indicativos que podemos usar para identificar a melancia certa. O peso da fruta (ou melhor, sua densidade) também pode nos dar uma pista sobre o que encontraremos ao abri-la.
As melancias, assim como os melões, contêm muita água (mais de 90%). Segundo os especialistas, as melancias mais pesadas em relação ao seu volume são as que têm mais água e, portanto, as mais suculentas.
Se buscarmos melancias no ponto ideal de maturação, um fator que devemos considerar é a época do ano: a melancia é uma fruta sazonal. Dependendo do local de origem da fruta e das chuvas e temperaturas ao longo do ano, as melancias podem amadurecer mais rápido ou mais devagar, o que altera seu sabor. Conhecer esses detalhes pode estar fora do alcance do consumidor comum, mas pode ajudar a aprimorar nosso método de tentativa e erro.
Imagem | Crina-Miriam Cretu
Este texto foi traduzido/adaptado do site Xataka Espanha.
Ver 0 Comentários