Tendências do dia

Chefe de empresa de 22 anos exige 80 horas semanais de seus funcionários: "Não oferecemos equilíbrio entre vida pessoal e trabalho"

No final de 2024, uma publicação no Twitter do CEO da startup de IA Greptile atraiu bastante atenção

Imagem | stock.adobe.com - Jadon Bpeopleimages.com
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

826 publicaciones de PH Mota

Poucos mercados atualmente são tão acirrados quanto o da inteligência artificial.

Em novembro de 2024, isso levou indiretamente o fundador da startup de IA Greptile, Daksh Gupta, a escrever uma publicação aberta e bastante comentada na rede X. O tema era as condições de trabalho em sua empresa.

As grandes discussões geradas na época não parecem ter prejudicado sua startup, sediada nos EUA. Recentemente, ele anunciou na rede X que a empresa alcançou um novo marco de vendas.

Mas o que exatamente gerou toda essa repercussão?

  • Na publicação, Gupta afirma que informa aos candidatos, já na primeira entrevista, que sua empresa não oferece equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
  • Segundo ele, os expedientes começam às nove da manhã e terminam às onze da noite — muitas vezes, até mais tarde. Além disso, trabalha-se aos sábados e, às vezes, também aos domingos.
  • Ele também enfatiza que o ambiente é altamente estressante e que trabalhos ruins não são tolerados.
  • Gupta acrescenta que, inicialmente, não se sentia confortável com isso, mas decidiu adotar essa postura em nome da transparência. Os candidatos devem saber disso de antemão, para não se surpreenderem no primeiro dia.

CEO se explica em nova publicação

Em fóruns como o Reddit, a publicação se espalhou rapidamente, e Gupta se viu obrigado, diante da grande repercussão, a fazer um novo post na rede X.

Nele, afirma, entre outras coisas, que esse tipo de jornada não está planejado como algo permanente, mas que é necessário no início: Os primeiros um ou dois anos de uma startup são para alcançar velocidade.

Além disso, suas declarações no primeiro post não deveriam ser interpretadas como uma recomendação.

Que tipo de empresa é essa e qual sua situação atual?

A Greptile é voltada para empresas de software que trabalham com código de programação.

  • A empresa oferece ferramentas que utilizam IA para analisar e otimizar códigos, algo que descrevem como um segundo par de olhos.
  • Conforme sugerido pela publicação mencionada sobre o novo recorde de vendas, a empresa parece estar bem, ainda que seja difícil verificar a autenticidade da declaração.
  • Segundo a própria Greptile, mais de mil equipes de software já utilizam suas soluções.
  • Atualmente, há várias vagas abertas, inclusive na área de vendas, setor que, segundo Gupta, ele vinha gerenciando sozinho. A empresa também afirma que suas vendas estão crescendo 30% ao mês.
  • No momento, a empresa conta com oito funcionários fixos.

Nas vagas de emprego não há menção ao inexistente equilíbrio entre vida pessoal e trabalho. Talvez isso seja mencionado somente durante as entrevistas.

Presente para si mesmo

A propósito, Gupta aproveitou o novo marco de vendas como pretexto para se dar um presente: um teclado mecânico. Especificamente, trata-se do modelo Nuphy Air75 com switches Cherry Brown.

Se esse é um bom upgrade para os outros no escritório, considerando o volume notoriamente alto dos teclados mecânicos, é outra história.

Inicio