Você joga videogame regularmente e as pessoas ao seu redor vivem dizendo que ele é entorpecente? Agora você tem um estudo que prova o contrário! Ele foi conduzido pela Western University, sediada no Canadá, que decidiu divulgá-lo no Festival de Ciências de Manchester.
Videogames são bons para o cérebro
Este estudo, chamado "Cérebro e Corpo", envolveu 2 mil pessoas de todo o mundo. Elas foram convidadas a preencher um questionário abrangente discutindo seu estilo de vida e hábitos. Em seguida, jogaram "jogos cerebrais" projetados para medir sua capacidade de atenção, memória, raciocínio e habilidades verbais.
Os resultados permitiram que os pesquisadores correlacionassem os hábitos de vida dos participantes com seus resultados em vários testes baseados em jogos. Os resultados mostram que pessoas que jogam um único tipo de videogame por pelo menos cinco horas por semana tendem a ter habilidades cognitivas equivalentes às de pessoas 13,7 anos mais jovens. Pessoas que jogam menos de cinco horas por semana também apresentam uma vantagem nesse aspecto, mas "apenas" equivalente à de pessoas 5,2 anos mais jovens. Isso já é muito bom!
Em termos de saúde mental, os resultados são diferentes
Melhorar as habilidades cognitivas jogando videogame regularmente já é um excelente ponto. Mas e quanto à saúde mental? Os videogames podem ser benéficos em casos de estresse ou depressão? O estudo também responde a esta pergunta: jogar videogame está "associado a uma melhora nas habilidades cognitivas, mas não a uma melhora ou piora na saúde mental".
Jogar videogame não prejudica a saúde mental, mas também não a melhora, ao contrário da atividade física, que está "associada a uma melhora na saúde mental, mas não a uma melhora ou piora na saúde cognitiva".
É importante entender que os dois tipos de atividades são complementares: você pode jogar videogame e fazer um pouco de exercício durante a semana para aproveitar ao máximo o cérebro e o corpo em geral. O estudo também revelou que, entre os participantes, aqueles que praticavam pelo menos 150 minutos de atividade física por semana tinham 12% mais chances de não apresentar sintomas de depressão e 9% mais chances de nunca sentir ansiedade. Agora você sabe o que precisa fazer!
Ver 0 Comentários