O Walt Disney World de Orlando é um dos maiores parques de diversão do mundo e também um dos mais populares. É quase impossível citar seu nome sem ser minimamente reconhecido por aí. E há exatos 54 anos, no dia 1° de outubro de 1971, estreava o primeiro parque da Disney no estado: o Magic Kingdom. Com mais de 11 mil hectares, ele foi considerado o projeto mais ambicioso da Disney, custando 400 milhões de dólares. Corrigindo a inflação, esse valor seria equivalente a mais de 16 bilhões de reais na cotação atual. Mesmo depois de tantos anos, o projeto grandioso idealizado pelo empreendedor Walter Elias Disney continua atraindo milhões de turistas anualmente em busca de um pouco de diversão e fantasia. A seguir, confira mais sobre a história do início desse parque.
Quem foi Walt Disney?
Walter Elias Disney, mais conhecido como Walt Disney, foi um produtor cinematográfico, cineasta, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor, filantropo e cofundador da The Walt Disney Company. Foi ele que teve a ideia ousada de construir um parque de diversões na proporção da Disney. Mas como essa ideia surgiu?
Walt Disney sempre gostou de levar suas filhas para parques de diversões. No entanto, enquanto as crianças se divertiam, os pais e responsáveis se contentavam apenas em observá-las. Foi aí que a ideia surgiu: por que não criar um parque que proporcione diversão para toda família?
O primeiro parque construído pelo empresário foi o Disneyland Resort, localizado na Califórnia, nos Estados Unidos, em parceria com uma emissora de TV americana que ajudou a financiar o projeto. Contudo, a inauguração do parque, em 1955, não deu tão certo quanto ele imaginava. Foi um verdadeiro caos, mas Walt Disney conseguiu reverter o quadro e transformar o Disneyland Resort em um dos parques mais populares da época.
O sucesso do projeto fez com que o empresário quisesse expandir os negócios, mas, dessa vez, em um local que comportasse todas as ideias mirabolantes que ele tinha guardadas na cabeça. Ele decidiu então construir o novo parque na Flórida, em Orlando, uma região que, na época, era ocupada basicamente por plantações de laranja e pântanos.
Magic Kingdom foi o projeto mais ambicioso da Disney

Walt Disney escolheu a região de Orlando estrategicamente. Além do clima agradável do estado ao longo do ano, havia muito espaço para a construção do novo parque idealizado por ele. E o melhor de tudo: por preços bem acessíveis. Por isso, em 1964, o empresário começou a comprar terras secretamente na região. Isso porque, se os proprietários soubessem que era ele o comprador das terras, o preço iria aumentar drasticamente. E foi exatamente isso que aconteceu. No início, Walt Disney chegou a pagar 80 dólares em terrenos de 4 mil metros quadrados. Quando foi descoberto, os valores aumentaram de uma forma excepcional, com os últimos 4 mil metros quadrados sendo comprados pelo valor de 80 mil dólares.
Em 1965, no dia 15 de novembro, ele decidiu anunciar o plano de construir parques temáticos na região. Infelizmente, Walt Disney acabou falecendo em dezembro de 1966, e o projeto foi assumido por seu irmão, Roy Disney, que supervisionou a construção do Magic Kingdom, inaugurado no dia 1° de outubro de 1971. Nesse processo, mais de 9 mil pessoas foram empregadas e foram investidos mais de 400 milhões de dólares no parque. Apesar do valor excepcionalmente alto, o investimento valeu a pena, já que a Disney continua sendo o parque mais famoso no mundo todo, atraindo mais de 17,1 milhões de visitantes só no ano de 2022, de acordo com informações da CNN Brasil.
Walt Disney World em Orlando: saiba como está o parque 60 anos após o início das construções
O Magic Kingdom foi apenas o primeiro parque de muitos que seriam inaugurados na Disney de Orlando. Logo após a sua estreia, a Disney também inaugurou o SeaWorld, um parque aquático focado na vida marinha. O Epcot, que apresenta a temática de futuro, inovação e a exploração da natureza e o mundo, foi inaugurado logo após, em 1982, seguido pelo Disney 's Hollywood Studios, em 1989. Alguns bons anos depois, em 1998, a Disney também inaugurou Animal Kingdom, um parque dedicado à temática de zoológico. Em 1990, veio a inauguração da Universal, um complexo de parques temáticos com experiências imersivas inspiradas em filmes e jogos, como Harry Potter e Super Nintendo. Os investimentos não pararam, e no final de 1998, foi inaugurado o CityWalk, em 1999, o Islands of Adventure, e o Volcano Bay, em 2017. Além de parques para todos os gostos e diversões, também surgiram na região resorts oficiais, lojas, restaurantes e muito entretenimento. Não é atoa que a Disney é, até hoje, considerado o maior parque de todos.
Ver 0 Comentários