Já temos a primeira imagem do herói de 'Odisseia' de Christopher Nolan. O diretor deixa clara sua fama como um dos mais versáteis do momento: seu novo filme será um verdadeiro peplum – também chamado de espada e sandália –, um filme de aventura e drama ambientado na Grécia Antiga, uma terra de fantasia e violência, inspirado em um clássico absoluto da literatura universal.
Distribuição de sinos
Matt Damon interpretará Ulisses como parte de um elenco repleto de estrelas, que inclui Tom Holland, Mia Goth, Zendaya, Anne Hathaway, Lupita Nyong'o, Robert Pattinson, Charlize Theron, Benny Safdie, Jon Bernthal e John Leguizamo. O filme tem data de estreia prevista para 17 de julho de 2026.
Ulisses retorna
O pouco que Nolan disse sobre esta nova versão deixa claro que se trata de uma adaptação inédita do clássico épico de Homero: após a Guerra de Troia, o herói Ulisses (ou Odisseu) retorna para casa em Ítaca, acompanhado de sua tripulação e em uma jornada cheia de perigos. Das encantadoras sereias dos marinheiros às cavernas onde o Ciclope se esconde, 'A Odisseia' é uma das obras mais influentes da história da criação humana.
Com um roteiro escrito pelo próprio Nolan, os dados oficiais do filme até agora são muito escassos: parte será filmada na Sicília, e a produção começará na primavera na Ilha de Favignana, ou seja, ambientes que os historiadores acreditam que Homero pisou ao imaginar a Odisseia. Recentemente, Nolan despertou elogios brilhantes de fãs de truques tradicionais quando um boato se espalhou de que o colossal ciclope Polifemo seria retratado com uma figura gigante real, e não criando uma figura por CGI.
Diretor ambicioso
O que está claro, em todo caso, é que a ambição de Nolan parece não ter limites: 'A Odisseia' é um texto que quase sempre foi abordado do ponto de vista da aventura familiar, mas é bem possível que Nolan tente dar a ele um pano de fundo mais denso, e aliado a sua busca por cenários "reais", que tente ser o mais fiel possível à fidelidade histórica. Mais uma prova de que o diretor de 'Interestelar' e 'Oppenheimer' não conhece um projeto que seja grande demais para ele.
Multiplicidade de gêneros
Embora a fama de Nolan tenha sido construída na ficção científica ('Interestelar', 'A Origem', 'Tenet') e no cinema realista de super-heróis (a trilogia Batman), sua filmografia é mais variada do que isso. Ele tentou diferentes formas de drama histórico ('O Grande Truque', 'Oppenheimer') e sua carreira começou como o criador de thrillers complicados como 'Amnésia'. Esse salto, no entanto, é um que muitos diretores falham, dados os desafios que ele traz: o próximo de Nolan é uma aventura clássica, e resta saber se ele será capaz de subverter o gênero como fez anteriormente com outros.
Imagem de destaque | Universal
Ver 0 Comentários