Que tipo de alerta é esse? Conforme relatado pelo site japonês itMedia, o governo do Japão enviou um aviso à empresa de IA OpenAI. Minoru Kiuchi, Ministro de Estado da Estratégia de Propriedade Intelectual e responsável pela inteligência artificial no Japão, teria revelado o aviso em uma coletiva de imprensa.
O governo pede à empresa que "não tome nenhuma ação que possa constituir violação de direitos autorais", explica Minoru Kiuchi.
Problemas de direitos autorais
Por que este alerta está disponível agora? Desde seu lançamento no final de setembro de 2025, os usuários da nova ferramenta de IA podem gerar videoclipes curtos inserindo texto em um campo específico para isso. A ferramenta é tão eficaz que apenas uma frase é suficiente para criar uma cena enganosamente realista de um anime, videogame, filme ou mangá.
Isso possibilitou até mesmo a criação de um vídeo de gameplay de Cyberpunk 2077 que se assemelha bastante ao original e apresenta apenas pequenos erros. Para o governo japonês, é claro: "Anime e mangá são tesouros insubstituíveis dos quais podemos nos orgulhar em todo o mundo."
Consequentemente, o governo não quer ferramentas que possam criar facilmente cópias ligeiramente modificadas das obras originais. No exemplo de Cyberpunk 2077, isso já era possível com uma única frase e sem instruções especiais.
O que o governo quer alcançar? Na transcrição oficial (via digital.go.jp), o Ministro Digital Masaaki Taira deixa claro:
"Acredito que a OpenAI precisa adaptar ou otimizar a geração Sora2 de IA para cumprir com as regulamentações japonesas".
A carta, que não foi tornada pública, provavelmente abordava exatamente isso. Provavelmente, pedia à OpenAI que modificasse o Sora2 para que os usuários não pudessem mais gerar material protegido por direitos autorais com o clique de um botão. Não se sabe se e como a OpenAI respondeu à mensagem.
A inteligência artificial está se tornando cada vez mais inteligente
Outra ferramenta da OpenAI já consegue contornar facilmente os mecanismos de proteção de robôs – tudo porque os desenvolvedores queriam ensinar a ferramenta a reservar um voo: uma IA superou os mecanismos de proteção de robôs apenas para poder reservar férias.
Imagem de capa | Michelangelo Buonarroti via Pexels.com
Ver 0 Comentários