Fotos de cachorros com coloração azul rondaram a internet esta semana, levantando diversas teorias por conta do local que eles foram encontrados, na zona de exclusão de Chernobyl, a usina nuclear ucraniana que explodiu um 1986 e levou diversas pessoas a serem realocadas às pressas. Na internet, teorias sobre radiação, inteligência artificial ou até um acidente envolvendo corante foram levantadas, mas parece que finalmente temos uma resposta.
Em entrevista à NewsWeek, Jennifer Betz, diretora médica veterinária da organização Dogs of Chernobyl — organização que cuida e analisa os descendentes de animais que permaneceram no local após a explosão —, revelou que possivelmente não há o que se preocupar com os cachorros e que não tem nada relacionado a radiação remanescente da cidade de Pripyat.
"Tentamos capturar esses cães várias vezes; no entanto, esses cães em particular têm muito medo de pessoas e precisam ser atingidos com dardos tranquilizantes para serem capturados", disse ela sobre os esforços da organização que vai ao local para castrar os animais. "Infelizmente, não tivemos sucesso em capturá-los desta vez."
Dogs of Chernobyl/Reprodução
"Suspeitamos que essa substância seja proveniente de um banheiro químico antigo que estava no mesmo local onde os cães foram encontrados", disse Betz. "No entanto, não conseguimos confirmar nossas suspeitas com certeza."
Ela explica que apesar de não terem confirmado a suspeita, é bem possível que os cachorros tenham se esfregado no líquido/pó azul e a coloração permaneceu no pelo. Betz também afirma que não tem nenhuma ligação com a radiação e que acredita que se os animais não ficarem lambendo os pelos vão passar bem, afinal eles pareciam bem saudáveis quando as fotos foram tiradas.
Um caso parecido aconteceu na Rússia em 2021, quando diversos cachorros apareceram em zonas industriais com a coloração azul e verde. Na época, suspeitavam que os cães tinham se revirado em corante azul em pó nas instalações de uma fábrica que produzia vidro acrílico e ácido prússico. Os animais passaram bem, apesar de levantarem várias questões sobre o abandono de fábricas e usinas no país após a queda da União Soviética.
Capa da matéria: Dogs of Chernobyl/Reprodução
Ver 0 Comentários