Nem maracujá, nem camomila: comer essa fruta antes de dormir vai te ajudar descansar mais

Estudo revela que uma fruta muito comum no dia a dia do brasileiro pode melhorar a qualidade do sono 

Várias frutas. Créditos:  Leonori/GettyImages
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora
laura-vieira

Laura Vieira

Redatora

Jornalista recém-formada, com experiência no Tribunal de Justiça, Alerj, jornal O Dia e como redatora em sites sobre pets e gastronomia. Gosta de ler, assistir filmes e séries e já passou boas horas construindo casas no The Sims.

432 publicaciones de Laura Vieira

Ela é pequena, verde por dentro, “cabeluda” por fora e muito comum no mercado. Aparentemente, nada nessa frutinha sugere que ela possa influenciar o sono. Mas, um estudo realizado pela Taipei Medical University, em Taiwan, revelou que essa fruta pode ter um efeito inesperado no organismo humano ao ajudar pessoas que apresentam dificuldades para dormir. A pesquisa, conduzida com 24 adultos que relataram problemas de sono, acompanhou voluntários por quatro semanas e observou que o consumo diário da fruta antes de dormir leva a melhorias relevantes na qualidade do sono. Você sabe que fruta é essa? 

Estudo revela que kiwi é uma fruta que melhora a qualidade do sono

Kiwi. O kiwi é rico em antioxidantes e serotonina, que estão diretamente relacionados ao sono. Créditos: : OsakaWayne Studios/GettyImages

Você sabia que as frutas, além de gostosas, trazem uma série de benefícios para os seres humanos? Uma delas em específico pode influenciar diretamente na forma como dormimos: o Kiwi. As vitaminas, minerais e compostos naturais presentes nessa fruta chamou a atenção de pesquisadores da Taipei Medical University, que decidiram investigar se o consumo diário de Kiwi poderia ou não ajudar pessoas com dificuldades para dormir.

Para isso, os cientistas aplicaram um modelo simples: todos os 24 participantes comeram dois kiwis uma hora antes de dormir, todas as noites, durante quatro semanas. Essa rotina, segundo os resultados, trouxe mudanças nítidas no sono dos voluntários. Confira quais foram as principais melhorias observadas:

  • Adormecer mais rápido: a latência do sono caiu 35,4%;
  • Menos despertares durante a noite: o tempo acordado após o início do sono diminuiu 28,9%;
  • Sono mais eficiente: a eficiência geral aumentou 5,41%;
  • Mais horas dormidas: o tempo total de sono cresceu 13,4%;
  • Melhora da qualidade do sono: queda de 42,4% no índice que mede a percepção subjetiva do sono.

Os pesquisadores acreditam que a combinação de antioxidantes, serotonina e outros compostos presentes no kiwi pode ajudar a regular processos que influenciam o sono. No entanto, apesar dos bons resultados, ainda é preciso estudar mais a fundo o tema antes de qualquer recomendação médica definitiva.

Entenda por que o kiwi pode ajudar a dormir melhor

O kiwi apresenta muitas características nutricionais que despertaram o interesse dos pesquisadores. A fruta é rica em vitamina C, fibras, antioxidantes e possui uma quantidade relevante de serotonina, um hormônio fundamental tanto para o humor quanto para o início e manutenção do sono. Dois fatores principais se destacam no Kiwi:

  • Antioxidantes

Pesquisas mostram que noites mal dormidas reduzem os níveis de antioxidantes no organismo. Como o kiwi é especialmente rico nesse tipo de composto, acredita-se que ele ajude a restaurar esse equilíbrio, favorecendo um sono mais profundo;

  • Serotonina:

A serotonina participa diretamente do sistema que regula o sono, influenciando o adormecer, o tempo em sono profundo e até a produção de melatonina, o hormônio que sinaliza ao corpo que é hora de descansar. O kiwi, por conter níveis naturalmente mais altos dessa substância do que outras frutas, pode ter uma ação mais direta nesse processo.

Confira outros alimentos que também podem ajudar no sono

Embora o kiwi tenha sido o destaque do estudo, ele não é o único alimento que pode influenciar positivamente no sono. Existem várias pesquisas que apontam nutrientes presentes em outros alimentos, como triptofano, magnésio, potássio, prebióticos e fibras, que também podem ajudar o corpo a relaxar e melhorar a qualidade do sono. Confira alguns exemplos:

  1. Aves e nozes: ricos em triptofano e vitamina B6, nutrientes que participam da produção de melatonina;
  2. Cereja: fonte natural de melatonina, associadas ao sono mais regular;
  3. Banana e vegetais folhosos: fornecem potássio e magnésio, minerais que ajudam no relaxamento muscular;
  4. Alimentos ricos em fibras: como feijão, lentilha, frutas vermelhas e grãos integrais; dietas ricas em fibras têm sido associadas a noites de sono mais profundas.

Prebióticos: presentes em alho-poró, grão-de-bico e alcachofra, podem influenciar positivamente os ciclos de sono.

Inicio