Proteção de bateria do Pixel não funciona, mas não é um bug: Google quer que você carregue até 100% por um bom motivo

  • Limite de carga deve reduzi-lo para 80%

  • Às vezes, ele recarrega a bateria para calibrá-la

Imagem | Pepu Ricca para Xataka Android
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

Para conservar a capacidade máxima da bateria do nosso celular, o ideal é manter a carga entre 20 e 80%. Obviamente, para que o usuário não precise ficar atento a cada ciclo, os fabricantes adicionam uma função comumente chamada de "proteção de bateria" ou similar. O Google não é exceção.

No entanto, o comportamento desse recurso parecia não estar funcionando, conforme relatado por usuários no Reddit: mesmo com a proteção ativada, o Google Pixel carrega até 100%. Tudo aponta para um bug no Android 16 beta, que também ocorreu durante o desenvolvimento do Android 15, mas finalmente sabemos que é um comportamento esperado. Há uma boa razão para isso.

Google responde o bug da bateria no Pixel

Após implementar um novo recurso de limite de carga, os Google Pixels também estão aderindo à tendência de proteger a bateria, restringindo sua carga a 80%. No entanto, isso não funciona como deveria, ou pelo menos foi o que os usuários que testaram a versão inicial do Android 16 relataram.

Imagem de Iván Linares para o Xataka

Pixel carrega até 100% com proteção ativa da bateria

O que parece um erro manual é, na realidade, o comportamento esperado desta função: é assim que o sistema foi projetado para funcionar, com um motivo convincente para que o limite seja omitido.

O Reddit não foi a única comunidade onde se acumularam reclamações, inclusive no fórum de suporte do Google, todas com a mesma mensagem: em vez de parar de carregar em 80% como deveria, ele atinge o máximo, completando mais um ciclo de bateria.

Isso não ajudaria em seu propósito final, que é retardar o envelhecimento das baterias internas. Agora, o fato de o limite de upload ser omitido às vezes faz muito sentido: nos fóruns do GrapheneOS (uma ROM gratuita sem serviços do Google), eles explicaram o motivo.

É uma etapa necessária para que o sistema consiga prever com precisão a capacidade da bateria, e já falamos sobre isso antes. Estamos nos referindo à calibração da bateria, uma ação que podemos aplicar nós mesmos e que é recomendada de tempos em tempos.

Original

Antes da atualização de março do Android 15, que chegou há alguns dias, o processo de recalibração da bateria não funcionava como deveria. Agora, os problemas foram corrigidos, então o Pixel controla melhor a saúde da bateria.

Portanto, se você notar esse comportamento "anômalo" no seu telefone, saiba que é normal. Às vezes, o sistema consegue uma carga completa para recalibrar a bateria. Você verá um ícone de escudo acima do ícone da bateria. É claro que, em geral, a função deve limitar a carga a 80% após a calibração.

Imagem da capa | Pepu Ricca para Xataka Android

Inicio