Para conservar a capacidade máxima da bateria do nosso celular, o ideal é manter a carga entre 20 e 80%. Obviamente, para que o usuário não precise ficar atento a cada ciclo, os fabricantes adicionam uma função comumente chamada de "proteção de bateria" ou similar. O Google não é exceção.
No entanto, o comportamento desse recurso parecia não estar funcionando, conforme relatado por usuários no Reddit: mesmo com a proteção ativada, o Google Pixel carrega até 100%. Tudo aponta para um bug no Android 16 beta, que também ocorreu durante o desenvolvimento do Android 15, mas finalmente sabemos que é um comportamento esperado. Há uma boa razão para isso.
Google responde o bug da bateria no Pixel
Após implementar um novo recurso de limite de carga, os Google Pixels também estão aderindo à tendência de proteger a bateria, restringindo sua carga a 80%. No entanto, isso não funciona como deveria, ou pelo menos foi o que os usuários que testaram a versão inicial do Android 16 relataram.

Pixel carrega até 100% com proteção ativa da bateria
O que parece um erro manual é, na realidade, o comportamento esperado desta função: é assim que o sistema foi projetado para funcionar, com um motivo convincente para que o limite seja omitido.
O Reddit não foi a única comunidade onde se acumularam reclamações, inclusive no fórum de suporte do Google, todas com a mesma mensagem: em vez de parar de carregar em 80% como deveria, ele atinge o máximo, completando mais um ciclo de bateria.
Isso não ajudaria em seu propósito final, que é retardar o envelhecimento das baterias internas. Agora, o fato de o limite de upload ser omitido às vezes faz muito sentido: nos fóruns do GrapheneOS (uma ROM gratuita sem serviços do Google), eles explicaram o motivo.
É uma etapa necessária para que o sistema consiga prever com precisão a capacidade da bateria, e já falamos sobre isso antes. Estamos nos referindo à calibração da bateria, uma ação que podemos aplicar nós mesmos e que é recomendada de tempos em tempos.

Antes da atualização de março do Android 15, que chegou há alguns dias, o processo de recalibração da bateria não funcionava como deveria. Agora, os problemas foram corrigidos, então o Pixel controla melhor a saúde da bateria.
Portanto, se você notar esse comportamento "anômalo" no seu telefone, saiba que é normal. Às vezes, o sistema consegue uma carga completa para recalibrar a bateria. Você verá um ícone de escudo acima do ícone da bateria. É claro que, em geral, a função deve limitar a carga a 80% após a calibração.
Imagem da capa | Pepu Ricca para Xataka Android
Ver 0 Comentários