Tendências do dia

Se você tem azeite em casa, tem um tesouro: combiá-lo com abacate pode evitar que a fruta estrague

É uma fruta que muitas vezes não usamos inteira e que estraga rápido sem a proteção certa.

Design Sem Nome 6
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora
sofia-bedeschi

Sofia Bedeschi

Redatora

Jornalista com mais de 5 anos de experiência, gamer desde os 6 e criadora de comunidades desde os tempos do fã-clube da Beyoncé. Hoje, lidero uma rede gigante de mulheres apaixonadas por e-Sports. Amo escrever, pesquisar, criar narrativas que fazem sentido e perguntar “por quê?” até achar uma resposta boa (ou abrir mais perguntas ainda).

919 publicaciones de Sofia Bedeschi

Se tem uma fruta que conquistou espaço na nossa cozinha nos últimos anos, foi o abacate pelo sabor, pela versatilidade e pelos inúmeros benefícios para a saúde.

Mas conservar o abacate em casa pode ser um desafio. Depois de aberto, ele estraga com facilidade — especialmente para quem costuma consumir só uma metade por vez.

E com os preços que ele tem no mercado, ninguém quer desperdiçar nem um grama dessa polpa valiosa. Por isso, muita gente acaba recorrendo ao velho truque: enrola no papel-filme e guarda na geladeira.

Mas será que não existe uma forma melhor de conservar?

Como conservar o abacate do jeito certo

Existem truques mais eficazes do que enrolar o abacate no plástico para manter a metade aberta fresca na geladeira por mais tempo. Um deles é borrifar suco de limão, já que o ácido ajuda a retardar a oxidação. Mas essa técnica tem um porém: altera o sabor e deixa um leve gosto amargo.

A boa notícia é que há uma alternativa sem esse efeito colateral — e com um ingrediente que já é queridinho na cozinha: o azeite de oliva. Basta passar um pouco desse “ouro líquido” na parte cortada do abacate. Isso cria uma barreira natural contra o oxigênio e ajuda a manter o frescor da fruta.

Se quiser, dá até para colocar a metade do abacate com o lado cortado (já com azeite) virado para baixo em um pratinho. Assim, toda a superfície fica protegida do contato com o ar. Simples, prático e sem alterar o sabor.

Esse truque não é só prático e fácil de fazer — também evita o uso de plástico, tornando a solução mais sustentável e amiga do meio ambiente.

Quer mais uma dica?

Congelar o abacate também funciona. Guardá-lo na geladeira já ajuda a desacelerar a ação da enzima polifenoloxidase, responsável por deixar a fruta com aquele tom amarronzado ao entrar em contato com o ar. Mas, ao congelar, esse processo é interrompido de forma ainda mais eficiente.

Original

A gente perde sabor ou textura? Um pouco, sim mas os estudos são bem claros: deixar o abacate na geladeira faz com que ele perca mais nutrientes do que quando é congelado. E, na verdade, o abacate é uma fruta que congela muito bem.

É verdade que o congelamento pode realçar levemente os sabores amargos. Mas como é uma fruta rica em gordura, ele congela super bem. Especialmente se você seguir o truque compartilhado pelo pessoal do Trendencias: transformar o abacate em purê antes de congelar. É uma dica perfeita se você pretende usá-lo depois para fazer um bom guacamole.

Inicio