Tendências do dia

YouTuber tem um carro de luxo de 25 milhões, mas precisa pagar 45 mil a cada 59 quilômetros para dirigi-lo

Motivos para a curta durabilidade dos pneus especiais é a alta exigência nas pistas de corrida

Imagem | YouTube, Manny Khoshbin
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

852 publicaciones de PH Mota

Carros de luxo podem ser um passatempo muito, muito caro, e não apenas por causa do valor de compra, como mostra o Bugatti Bolide do YouTuber Manny Khoshbin (via Mein-MMO). O carro, produzido em apenas 40 unidades, custa cerca de R$ 25 milhões.

De acordo com Khoshbin, um jogo de pneus, especialmente projetado para uso em pistas de corrida, custa cerca de R$ 45 mil, como ele revela em um vídeo sobre o carro.

Mas que pneus são esses?

  • São os chamados pneus slick. Eles não têm banda de rodagem, o que garante máxima aderência no asfalto seco. Isso se deve, entre outros fatores, ao fato de que pneus sem sulcos oferecem uma superfície de contato maior, o que leva a uma maior absorção de calor e melhor tração.
  • Para garantir aderência uniforme, os pneus precisam ser montados e desmontados três vezes, segundo a fabricante Bugatti. O pré-aquecimento a uma temperatura máxima de 80 graus também é essencial para o desempenho ideal.
  • Com esses preparativos, o veículo atinge uma velocidade máxima de cerca de 380 km/h em pista seca. Mas essas condições extremas também resultam em uma durabilidade muito baixa dos pneus — cerca de apenas 60 quilômetros.

Quem é Manny Khoshbin?

O iraniano é CEO da The Khoshbin Company, que atua no mercado imobiliário. Ele tem 54 anos e emigrou para os EUA com a família aos 14 anos.

No YouTube, ele apresenta com frequência carros de sua coleção de veículos de luxo.

Não é um carro para o dia a dia

O fato de o Bugatti Bolide ser destinado às pistas de corrida fica evidente já pelo seu visual, com o grande aerofólio.

  • Para uso em vias públicas, há um segundo jogo de pneus com banda de rodagem.
  • Isso também se deve ao fato de que, na maioria dos países, só é permitido dirigir em vias públicas com pneus com sulcos.
  • Diferentemente desses pneus, os slicks praticamente não drenam água, o que leva rapidamente à aquaplanagem e pode ser extremamente perigoso.

Quantas voltas você consegue dar com esses pneus especiais?

Com base nos circuitos atuais da Fórmula 1, uma volta tem cerca de cinco quilômetros. Nesse cenário, os pneus do Bugatti Bolide permitem rodar aproximadamente doze voltas.

Para acelerar até 100 km/h, o carro precisa de apenas 2,2 segundos. Ao mesmo tempo, o consumo do carro, que pesa cerca de 1,6 mil quilos, ultrapassa a marca de um litro por quilômetro (aproximadamente 1,28 km/l) após apenas um quilômetro.

Imagem | YouTube, Manny Khoshbin

Inicio