Para a LaLiga e os outros donos do futebol na Europa (e também no resto do mundo), o maior inimigo é a pirataria. Por isso, já aconteceram casos como o bloqueio do Cloudflare e o bloqueio de IPs, que causaram problemas para os usuários na Espanha.
Agora, os donos do futebol apontaram seus novos inimigos: os Fire TV da Amazon e os TV Box com Android. O motivo é que esses dispositivos permitem o uso de listas de IPTV, aplicativos e sistemas piratas para acessar o futebol de forma ilegal — e, para essas empresas, a Amazon não estaria fazendo o suficiente para evitar isso.
Mas será que essa responsabilidade é mesmo dela?
A razão dessa nova briga: os Fire TV estariam facilitando o acesso ilegal ao futebol
Recentemente, o conglomerado britânico de telecomunicações Sky fez duras críticas à Amazon por não tomar medidas contra as transmissões piratas de futebol (e também de outros esportes) que ocorrem por meio dos dispositivos Fire TV Stick.
Na verdade, as estimativas indicam que metade das transmissões piratas da Premier League no Reino Unido estavam ligadas ao uso dos Fire TV Stick. Segundo declarações da Sky ao Financial Times, a Amazon não estaria tomando as medidas necessárias para conter essa crise no mundo esportivo. O diretor de operações da Sky, Nick Herm, afirmou que a pirataria custa centenas de milhões de euros para a indústria, e o uso dos Fire TV Sticks para assistir a eventos esportivos de forma ilegal se popularizou no Reino Unido.
Segundo Herm, “se você conversar com amigos, colegas ou qualquer pessoa, todos sabem que dá pra comprar Fire TV Sticks com jailbreak que permitem acessar serviços piratas”.
Esses dispositivos modificados permitem instalar aplicativos de terceiros que, além de futebol, geralmente dão acesso a séries, filmes e outros conteúdos protegidos por direitos autorais.
A pergunta é: o que os donos do futebol e as empresas podem fazer para evitar a pirataria por meio desses e de outros dispositivos? Em teoria, seria possível bloquear os aparelhos antes que cheguem às mãos dos usuários, evitando que sejam usados com esse fim. Mas isso é só na teoria; na prática, a situação é bem mais complicada: existem inúmeros modelos de TV Box com Android, de marcas pouco conhecidas, e bloquear todos eles parece uma tarefa quase impossível.
E nós já vimos as consequências e os problemas que um bloqueio massivo de produtos pode causar quando o objetivo é acabar com a pirataria. Um exemplo claro disso são os bloqueios recentes feitos pela LaLiga.
No caso da Amazon, a empresa até poderia decidir impor algum tipo de bloqueio nos seus dispositivos. Mas, pelo menos por enquanto, isso não parece estar nos planos.
Ver 0 Comentários