Jogador desparafusa seu disco rígido defeituoso e mal consegue acreditar no que vê: dentro dele há apenas um chip de memória barato preso com cola quente

Durante três anos, essa pessoa usou um HDD que, na verdade, era uma fraude completa. Não havia nem um disco rígido de verdade lá dentro.

Não, essa não e a aparência normal que o interior de um disco rígido deve ter | Imagem: Reddit
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

Quando o desparafusei, tive uma surpresa desagradável: não havia nenhum disco rígido dentro, em vez disso, havia apenas um chip de memória flash barato conectado à porta do suposto disco rígido - então, o 1 TB de armazenamento era obviamente uma mentira, e o disco provavelmente estava preparado para exibir esse tamanho quando conectado.

O interior foi então arredondado com um peso de metal, que provavelmente tinha a intenção de simular o peso de um disco rígido real. A coisa toda foi então simplesmente fixada com cola quente.

Isso claramente não é um erro, mas sim um golpe desagradável, que infelizmente não é um caso isolado. Já relatamos casos semelhantes no passado.

Nos comentários abaixo da postagem do Reddit, vários usuários também relatam já terem sido afetados por esse tipo de golpe. Muitas pessoas desaconselham a compra de produtos baratos em vez de produtos de marca, mas isso também não é garantia.

Como relata o usuário XxKristianxX, por exemplo, ele ou ela queria comprar um disco rígido Seagate na Amazon e também recebeu um produto falso. Presumivelmente, alguém comprou o disco rígido anteriormente, abriu-o, substituiu os componentes internos e então simplesmente devolveu o produto, após o que a Amazon, sem saber, o revendeu.

Teoricamente, nesse caso, é claro que é possível testar se o disco rígido oferece o desempenho adequado. Afinal, tecnologia de alta qualidade também deve ser correspondentemente rápida. Isso pode ser descoberto usando ferramentas de benchmark como o Crystal Disk ou o Blackmagic Disk Speed ​​Test. O espaço de armazenamento também costuma ser bem menor do que o informado.

Infelizmente, neste caso, primeiro você tem que ter a ideia de testar o suposto novo hardware. De qualquer forma, é sempre aconselhável ter cautela ao comprar tecnologia on-line ou usada.

Você já se deparou com um golpe tão descarado?

Inicio