A Huawei se refugiou em seu país natal após os vetos dos EUA e, desde então, formou o primeiro ecossistema de software chinês: o HarmonyOS Next, que não depende mais de componentes Android como em seus primórdios. E não está apenas atualizando os celulares da empresa, mas também renovando todos os tipos de dispositivos.
Da polêmica dos chips móveis da Huawei e sua origem, ao processador que seu laptop não deveria ter. Os EUA deram à China mais um argumento para parar de depender de tecnologia estrangeira. Até mesmo em seus laptops: o HarmonyOS chega ao PC com estilo.
HarmonyOS é um novo começo no PC

O HarmonyOS está em implantação, especificamente em sua versão 5, que torna pública a separação do Android, anteriormente conhecida como "Next". No entanto, os obstáculos comerciais que a China e a Huawei enfrentam têm sido uma oportunidade para migrar para o ecossistema nativo, não apenas em celulares, tablets, televisores ou relógios, mas também em PCs.
Até agora, a gigante chinesa operava o Windows em seus laptops ultrafinos. Atualmente, está se abrindo para outros sistemas operacionais para parar de depender de tecnologia estrangeira (americana na maioria dos casos). A empresa está comercializando seus mais recentes PCs com Linux, que em breve serão equipados com o HarmonyOS, unificando todos os dispositivos sob o mesmo teto.
O HarmonyOS PC entra em cena com força total. A Huawei revelou sua versão para computadores no evento HarmonyOS Computer Technology and Ecosystem Communication: o presidente de produto, Zhu Dongdong, afirmou que o HarmonyOS PC inaugura um novo capítulo para os dispositivos Huawei.
De acordo com a empresa, o HarmonyOS para PC foi reconstruído a partir do kernel e aprimorado em três seções: HarmonyOS Base, o ecossistema e a experiência do usuário. A primeira inclui o kernel do sistema, o Ark Engine (motor gráfico) e diversos componentes de segurança e desenvolvimento de software.

Em seu ecossistema, a empresa conta com mais de 150 aplicativos exclusivos para computadores e mais de 2 mil aplicativos universais (que funcionam independentemente do dispositivo). Sabíamos dos esforços da Huawei para não tropeçar na mesma pedra que os outros, e aqui está a prova.
Foco na produtividade
Zhu afirmou durante a apresentação que o pacote de escritório foi renovado no HarmonyOS PC. Trata-se de utilitários básicos, além de colaboração em vários dispositivos e interação com IA.

Em relação à experiência, o terceiro pilar fundamental é a interoperabilidade: o sistema suporta mais de mil dispositivos externos e 800 periféricos, como teclados, mouses e monitores. Mais de 250 dispositivos secundários, como impressoras e scanners, também são suportados.
Em termos de segurança, ele é equipado com a arquitetura StarShield Security, útil para localizar dispositivos perdidos e apagar remotamente os dados de um deles, que funciona mesmo com o PC desligado.
Com a introdução do HarmonyOS PC, a China completa seu ecossistema dos sonhos, no qual todos os tipos de dispositivos irão se basear. Além disso, pode ser importante para outras marcas fora da Huawei. Acompanharemos de perto todas as novidades da empresa chinesa, que se tornaram mais do que interessantes dada a ordem de lançamento dos principais sistemas operacionais.
Ver 0 Comentários