Como reaproveitar seu antigo mini-system: dê uma segunda vida a ele na sua Smart TV ou PC

Você tem um mini-system antigo em casa? Não o jogue fora, pois ele pode ajudar a melhorar muito o som do seu PC ou da sua TV

Imagem | Xataka
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
pedro-mota

PH Mota

Redator
pedro-mota

PH Mota

Redator

Jornalista há 15 anos, teve uma infância analógica cada vez mais conquistada pelos charmes das novas tecnologias. Do videocassete ao streaming, do Windows 3.1 aos celulares cada vez menores.

1241 publicaciones de PH Mota

Vamos te mostrar como dar uma segunda vida ao seu antigo mini-system, para que você possa reutilizá-lo, principalmente as caixas de som. Então, se você tem um em casa ou encontrou um usado por um preço razoável, saiba que pode ser melhor reutilizá-lo do que comprar uma soundbar para a TV ou caixas de som para o computador.

Vamos começar falando sobre as limitações que você encontrará se quiser fazer isso, como formatos de áudio limitados ou falta de acesso à rede. Em seguida, explicaremos o que você precisará e como proceder.

Limitações

A primeira limitação que você encontrará está relacionada a alguns formatos de áudio. Se você conectar o mini-system a um dispositivo como sua TV ou computador, poderá reproduzir quase todos os tipos de arquivos, embora não tenha suporte para Dolby Digital, DTS ou Dolby Atmos, por exemplo. O que você terá é suporte para uma ótima qualidade de áudio, já que as caixas de som estão conectadas.

A outra limitação estará na conectividade que seu sistema suporta. Muito provavelmente, por ser um modelo com alguns anos de uso, ele não terá suporte para USB-C ou HDMI e possivelmente também não terá suporte para Wi-Fi ou Bluetooth.

Mini-systems com alguns anos de uso certamente terão entradas de áudio analógicas limitadas por cabo coaxial tipo RCA e provavelmente terão duas entradas diferentes, uma para a caixa de som esquerda e outra para a direita. As caixas de som que você trouxer também podem ser conectadas ao microsystem por um cabo de áudio específico.

O que você pode fazer

RCA

Se a sua TV for compatível com cabos coaxiais RCA, não há problema, pois basta conectá-los ao microsystem e, em seguida, as caixas de som a ele. Mas nem todas as TVs têm essa compatibilidade e, claro, seu computador não terá. Para esses casos, existem duas soluções.

A solução "fácil" é optar por um cabo com conector de 3,5 mm. Muitas TVs e alguns computadores podem ter um desses conectores, o que é ótimo para fones de ouvido, e muitos microsystems também podem ter uma entrada para usá-los. Assim, no dispositivo, você terá a opção de enviar o áudio para as caixas de som ou para os fones de ouvido. Se o seu sistema não for compatível, existem adaptadores de cabo de 3,5 mm para RCA, outra boa opção.

System

No entanto, a melhor opção é comprar um DAC, especialmente se você quiser reutilizar o mini-system do seu computador. Esses pequenos dispositivos são responsáveis ​​por converter áudio digital em analógico. Isso significa que você pode conectar seu computador ou TV ao DAC via USB e, em seguida, usar os cabos RCA.

Aliás, os DACs podem até ser usados ​​como intermediários para outras caixas de som de PC que você tenha, pois tendem a melhorar bastante o som.

A desvantagem é que os DACs têm um custo elevado. Existem muitos modelos e preços, e tudo depende do uso que você pretende dar ao aparelho. Alguns DACs até possuem suporte a Bluetooth, o que adiciona essa conectividade ao seu microsystem.

Independentemente do método utilizado, após conectar sua TV ou computador ao microsystem, ligue-o e, nas opções de entrada (INPUT), selecione a entrada auxiliar ou a designada para receber o som de outro dispositivo conectado.

Reutilizar caixas de som não é fácil

Reutilizar apenas as caixas de som de um microsystem, sem o próprio aparelho e sua parte eletrônica, é um pouco mais complicado. Isso só é possível se as caixas de som possuírem filtros passivos para a faixa de frequência correspondente já instalados internamente.

Quase todas as caixas de som são de duas ou mais vias, com pelo menos um driver para agudos e um para graves/médios. Para que o som seja reproduzido corretamente, cada driver precisa receber a faixa de frequência correspondente através de um pré-filtro.

Esses filtros podem ser passivos, compostos por capacitores, resistores e bobinas, ou ativos eletronicamente. Normalmente, a tecnologia para fazer isso está dentro da própria cadeia de microcircuitos, portanto, alto-falantes separados às vezes não funcionam.

Inicio