A OpenAI acaba de lançar seu novo agente de programação; o interessante é o que ele consegue fazer quando ninguém está olhando.

  • O Codex é o novo agente da OpenAI que programa a partir da nuvem.

  • Utilize o modelo codex-1, especializado em tarefas de desenvolvimento.

  • Agora disponível em versão prévia para usuários Pro, Enterprise e Team.

Codex pode fazer mais de uma função ao mesmo tempo | Image: Repdrodução
Sem comentários Facebook Twitter Flipboard E-mail
igor-gomes

Igor Gomes

Subeditor

Subeditor do Xataka Brasil. Jornalista há 15 anos, já trabalhou em jornais diários, revistas semanais e podcasts. Quando criança, desmontava os brinquedos para tentar entender como eles funcionavam e nunca conseguia montar de volta.

A inteligência artificial (IA) atualmente ocupa um papel de liderança no mundo da programação. Cada vez mais desenvolvedores de software estão recorrendo a sistemas de IA para escrever código, corrigir bugs ou automatizar tarefas repetitivas. A OpenAI está investindo mais uma vez nessa área com o Codex , seu novo agente.

Esta é uma ferramenta de visualização que atua como um colaborador virtual. Seu mecanismo é o Codex-1, uma variante do O3 ajustada para entender melhor as necessidades do desenvolvimento moderno. Entre suas promessas estão gerar código mais organizado, seguir instruções com mais precisão, entre outras vantagens.

Como funciona o Codex?

O Codex não é apenas um assistente que sugere trechos de código. É um agente de software que opera em segundo plano na nuvem. Depois de fazer login na sua conta do GitHub , você pode acessar seu repositório, ler arquivos, propor alterações e executar tarefas como escrever novos recursos, corrigir bugs ou executar testes.

Ele faz tudo isso de forma autônoma e segura, dentro de um ambiente isolado (uma espécie de computador virtual na nuvem) que simula seu ambiente de desenvolvimento. Isso não deve apenas proteger seu sistema, mas também permitir que o Codex execute tarefas sem afetar seu fluxo de trabalho local. Enquanto ele trabalha, você pode continuar usando seu computador normalmente.

O interessante é que ele não executa uma única ação por turno: ele pode executar várias tarefas ao mesmo tempo. Por exemplo, você pode pedir que eles revisem uma parte do seu código ou procurem bugs em outra seção do seu projeto. Cada tarefa é gerenciada separadamente, e o Codex informará seu progresso em tempo real, permitindo que o usuário o revise.

A ferramenta foi projetada para se adaptar à maneira como os desenvolvedores trabalham. Na verdade, você pode ser guiado por arquivos específicos chamados AGENTS.md, uma espécie de manual de instruções que permite que você diga qual estilo seguir, como executar testes ou quais práticas devem ser respeitadas dentro do projeto.

Print Codex

Embora o Codex tenha sido lançado apenas em versão prévia, ele não é um experimento não testado. Os próprios engenheiros da OpenAI vêm usando-o como parte de seu fluxo de trabalho há meses. Para que? Para automatizar tarefas repetitivas , renomear variáveis, escrever testes ou rascunhar documentação.

O sistema também está sendo testado em empresas como a Cisco, que busca acelerar o desenvolvimento de novas ideias, e na Temporal, que o está usando para depurar erros, escrever testes automatizados e reorganizar grandes bases de código.

A recomendação da OpenAI após esta primeira rodada de testes é clara: atribuir tarefas bem definidas, lançar várias em paralelo e experimentar diferentes tipos de solicitações . Porque a chave é encontrar o ponto exato onde o agente pode liberar todo o seu potencial.

Print Codex

O Codex trabalha remotamente, mas dentro de um ambiente controlado. Como mencionamos acima, cada tarefa que você executa é realizada em uma máquina virtual isolada, sem conexão direta com a Internet ou acesso a serviços externos. Você só pode interagir com o código fornecido pelo usuário e com as ferramentas pré-instaladas.

Além disso, a OpenAI afirma ter treinado o Codex para identificar e rejeitar instruções destinadas a criar softwares prejudiciais, como ferramentas de hacking ou malware . De qualquer forma, não podemos perder de vista que esta proposta ainda é um projeto de pesquisa, com muitos aspectos que precisam ser aprimorados.

E ainda é uma IA generativa: ela pode cometer erros ou interpretar mal certas instruções se o contexto não estiver bem definido. A OpenAI planeja introduzir melhorias graduais, como a capacidade de interagir com o agente durante tarefas, receber atualizações mais detalhadas e integrá-lo com ferramentas como rastreadores de problemas.

Se você quiser começar a experimentar o Codex hoje mesmo, observe que ele ainda não está disponível para todos os usuários. Por enquanto, a OpenAI começou a lançar a ferramenta para assinantes dos planos Pro (US$ 200 mensais) , Enterprise e Team. Segundo a empresa, usuários dos planos Plus e Edu terão acesso “em breve”.

Inicio